EcoSport emplacou 40 mil unidades na Europa em 2015 e terá produção na Romênia

Carplace

 

Atualmente com produção concentrada na Índia, o EcoSport vendido no Velho Continente poderá, de fato, ganhar cidadania europeia. Conforme relata a agência de notícias Automotive News, a Ford considera deixar de importar o SUV para produzi-lo localmente na fábrica de Craiova, na Romênia. A unidade atualmente é responsável pela montagem do monovolume B-Max e, de quebra, poderá produzir também a nova geração do Ka – desenvolvido em grande parte no Brasil, assim como o Eco.

 

A fábrica romena tem hoje capacidade para produzir anualmente 50 mil exemplares e o B-Max vendeu em 2015 46.351 unidades. Com a chegada do EcoSport e do Ka, a planta passará a ter condições de entregar 200 mil ou até 300 mil unidades todo ano. Com tamanha capacidade, é de se imaginar que as pretensões da Ford com a dupla são grandes: o SUV vendeu mais de 40 mil exemplares no mercado europeu no ano passado, enquanto o compacto (geração local) emplacou 48 mil.

 

Craiova também produz os motores 1.0 e 1.5 Ecoboost da Ford Europeia e o interesse da marca em ampliar as instalações pode ser um indicativo de que há planos maiores para o EcoSport. Há poucos dias, não custa lembrar, a própria AN adiantou que o modelo poderá ser lançado nos EUA em 2017 com visual reestilizado e novas tecnologias. A Romênia pode se tornar, então, plataforma de exportação. (Carplace/Dyogo Fagundes)