Novo Jeep nacional terá motor 2.0 flex e 2.0 turbo

Car and Driver Brasil

 

Seu nome segue indefinido. “Será novo Compass ou novo Patriot, os dois modelos que ele substitui de uma só vez”, explica uma fonte. Por enquanto, o próximo Jeep a ser feito em Goiana (PE) é chamado de projeto 551. O carro era para ser revelado no Salão de Nova York, que acontece em março. Mas, por decisão da matriz, sua chegada será no segundo semestre. Inclusive, há grande chance da primeira aparição mundial ser no Salão de São Paulo, em novembro.

 

Diferentemente do que já foi especulado, o novo Jeep não contará com motor Tigershark 2.4. “A versão de entrada será equipada com o motor Tigershark 2.0 aspirado e com tecnologia flex. Já a topo de linha terá o Tigershark 2.0 turbo”, afirma uma fonte.

 

Segundo ela, a explicação está na alíquota do IPI. Modelos com motor acima de 2 litros a gasolina pagam 25%, ante 13% cobrados para carros com motor entre 1 e 2 litros. Protótipo do Renegade com motor 2.0 Tigershark Flex roda em testes. Ele seria posicionado entre o 1.8 flex e o 2.0 diesel. Mas seu custo inviabilizou que o projeto seguisse adiante. (Car and Driver Brasil/Lucas Litivay e João Brigato)