Teste de colisão mostra as consequências de transportar cães soltos no carro

Carsale

 

Transportar animais de maneira inadequada no veículo pode ser um perigo tanto para eles como para as pessoas a bordo. Isso porque em caso de uma colisão o pet pode se tornar um projétil perigoso à medida que o seu corpo é lançado contra o painel do carro ou para fora, em direção ao para-brisas. Para se ter uma ideia, se um veículo bater a uma velocidade de 40 km/h um cachorro, por exemplo, será arremessado pesando 40 vezes mais. No caso de um pastor alemão com 35 quilos, no momento do impacto o seu peso equivalerá a 1.400 quilos.

 

Para demonstrar o perigo de um acidente veicular com cães transportados de maneira incorreta, o Centro de Tecnologia da Allianz (AZT) na Alemanha, realizou um teste de colisão utilizando cachorros de pelúcia com tamanho e peso similares aos de animais reais. As réplicas foram colocadas dentro de um carro, que colidiu contra a parede. Um dos cachorros atravessou o interior do veículo e se chocou contra o painel, enquanto o outro permaneceu no banco de trás. O vídeo pode ser conferido abaixo.

 

O que diz a lei?

 

O Código Brasileiro de Trânsito diz que dirigir o veículo e transportar animais à sua esquerda ou entre os braços e pernas é infração média. Neste caso, o motorista está sujeito a uma multa é de R$ 85,13 e mais quatro pontos na CNH.

 

A situação piora se o animal estiver sendo transportado em partes externas do veículo – salvo em casos devidamente autorizados. Esta ação é considerada infração grave, sendo que a multa é de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira. (Carsale)