Carplace/WardsAuto
A Nissan está “considerando seriamente” a possibilidade de lançar o Kicks nos Estados Unidos, disse um executivo da marca ao site WardsAuto na semana passada. “Certamente vemos a oportunidade para os mais convencionais crossovers compactos, que são menos de nicho, e vemos que a Honda e outras marcas estão levando isso muito a sério”, afirmou Michael Bunce, novo vice-presidente de produto e planejamento.
Bunce também disse que o Kicks provavelmente seria menos potente, porém mais acessível do que o atual Nissan Juke, conhecido pelo visual incomum e equipado com motor 1.6 turbo de injeção direta de 190 cv. Nos Estados Unidos, o crossover custa entre US$ 20.250 e US$ 25.240.
SUVs compactos
O antessor de Bunce, Pierre Loing, já havia falado que a Nissan precisa de um SUV menor e mais acessível. Na prática, um concorrente direto para o Honda HR-V, Chevrolet Trax e outros modelos deste segmento, que só em 2015 cresceu 56,6%, emplacando mais de 759 mil unidades nos EUA.
Confirmando as declarações dos executivos da marca, o site também afirma que dados do planejamento estratégico da Nissan mostram que a marca irá começar a produzir um SUV compacto no México ainda neste ano.
Produção nacional
Em coletiva realizada no começo deste mês, o chefão da marca Carlos Ghosn confirmou a produção do Kicks na fábrica de Resende (RJ). O lançamento está previsto para as Olimpíadas do Rio em agosto (evento do qual a Nissan é patrocinadora).
Desenvolvido sobre a plataforma dos modelos March/Versa, o crossover terá motor 1.6 Flex e câmbio manual ou automático CVT, sempre com tração dianteira. (Carplace/WardsAuto)