Audi vai priorizar modelos elétricos

Car and Driver Brasil

 

Ainda se recuperando dos efeitos causados pelo escândalo Dieselgate, a Audi resolveu mudar um pouco o foco dos seus próximos lançamentos. De acordo com nossos irmãos da Car and Driver gringa, fontes ligadas à marca afirmam que a alta cúpula decidiu investir mais dinheiro e recursos de engenharia em modelos elétricos e com célula de combustível. É o caso, por exemplo, do Q6 e-tron, cuja produção está prevista para começar em 2018, na Bélgica.

 

Ainda segundo as fontes, a ação seria uma resposta clara da Audi contra as críticas causadas pelo escândalo de emissões e mostraria a posição séria da marca em relação aos “modelos sustentáveis”. A mudança de direção, porém, vai atrasar a produção de outros modelos, como o novo crossover Q4 e as versões definitivas dos conceitos TT Offroad e TT Sportback.

 

Futuro

 

O protótipo e-tron quatro, apresentado no Salão de Frankfurt do ano passado e que antecipa o futuro Q6 e-tron, mostra o potencial da Audi para os modelos elétricos. Os 435 cv vêm de três motores elétricos: um no eixo dianteiro e dois no traseiro – o sistema é semelhante ao utilizado no R8 e-tron.

 

As baterias foram instaladas entre os eixos traseiros, abaixo da área dos passageiros. Isso permitiu a redução do centro de gravidade e melhor balanceamento da distribuição de peso. As baterias foram desenvolvidas em cooperação com as empresas sul-coreanas LG e Samsung, permitindo que o e-tron quattro tenha mais de 500 km de autonomia. (Car and Driver Brasil)