O gerenciamento de resíduos é preocupação constante dentro da Dana. Por isso, identificamos todas as emissões sólidas, líquidas e gasosas geradas nos nossos processos industriais. Fazemos o tratamento adequado desse material, tanto em estações de tratamento de efluentes, instaladas nas diversas operações, como contratando empresas que recolhem e fazem o descarte adequado do material.
A coleta seletiva de lixo também é item obrigatório. Do chão de fábrica aos escritórios, coletores seletivos fazem parte do cenário cotidiano. E o mais importante é que eles funcionam. E como conscientizar é tão importante quanto fazer, promovemos campanhas ambientais para educar colaboradores e comunidades. Realizamos palestras sobre o assunto e temos planos de emergência para casos de acidentes ambientais.
No Complexo Industrial Dana de Gravataí, por exemplo, nossos relatórios ambientais mostram avanços expressivos. Em 1999, nossos colaboradores geraram, em média, 372 toneladas de lixo orgânico por ano. Este valor foi caindo ano a ano. Em 2015, chegou ao patamar de 50 toneladas, em média. No caso dos plásticos e papelões, a geração de resíduos passou de 60 toneladas/ano em 1999 para 225 toneladas/ano em 2015.
Desde 2001, 100% destes plásticos e papelões são doados para o galpão de reciclagem do Aterro Sanitário Santa Tecla, onde são transformados em trabalho e renda para dezenas de famílias de catadores de lixo que sobrevivem da comercialização deste tipo de material. O objetivo é promover a reciclagem dentro dos próprios galpões de reciclagem, evitando que os catadores retornem ao aterro para fazer coletas manuais, como era feito antes desta iniciativa.
É importante destacar que o conceito de reciclagem refere-se a qualquer resíduo que passe por um processo de beneficiamento com o objetivo de gerar um novo produto. Na operação de Gravataí, além dos papéis e plásticos, todos os resíduos metálicos também são reciclados. Em 2015, os números foram surpreendentes: reciclamos 6.547 toneladas de metais, entre aço inox, alumínio, sucatas e rebarbas. Com isso, minimizamos a utilização de fontes naturais e a quantidade de resíduos que necessitam de tratamento final. Assim, reafirmamos o nosso compromisso em respeitar o meio ambiente.