Truck & Bus Builder América do Sul
O mercado equatoriano registrou em agosto a venda de 1.290 veículos comerciais pesados, resultado 0,3% inferior ao de agosto de 2023 (1.294 unidades). Segundo a AEADE (Associação de Empresas Automotrizes do Equador), foram 775 caminhões, 431vans e 84 ônibus.
Em caminhões, o resultado representa queda de 2,5%, com 775 veículos, contra 795 de agosto do ano anterior. No segmento de Vans, houve crescimento de 0,7%, com 431 unidades, em comparação com as 428 vendidas antes. E em ônibus, crescimento de 18,3%, com 84 unidades, 13 a mais do que os 71 veículos de agosto do ano passado.
No acumulado do ano, o mercado registrou queda de 7,8%, com 10.011 unidades, contra 10.856 veículos de janeiro a agosto de 2023. Todos os segmentos apresentaram retração. Em caminhões, foram 6.201 unidades, com retração de 7,6% em relação ao mesmo período do ano passado (6.708 veículos). Em vans, 5,9% de recuo, com 3.280 unidades, contra3.485 unidades. E em ônibus, queda de 20,1%, com 530 veículos, contra 663 de janeiro a agosto de 2023.
Entre as marcas, a Hino liderou em caminhões, com 1.355 unidades, segunda pela Chevrolet, com 1.005, e pela JAC, com 999 veículos. Em Vans, a Shineray foi a primeira, com 602 unidades, seguida pela DFSK, com 554, e pela Karry, com 452 unidades. Em ônibus, a Hino liderou novamente, com 449 veículos, seguida pela Hyundai, com 29 e pela Scania, com 12 veículos. O caminhão mais vendido foi o japonês Hino, com volumes mensais em agosto, de 135 unidades e 1.216 veículos no acumulado do ano e no segmento entre vans, ônibus e miniônibus a liderança pertenceu à KYC, com 63 vendidos em agosto e 569 no acumulado de oito meses. (Truck & Bus Builder América do Sul)