Frota & Cia
O Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford no Brasil é um dos nove centros de desenvolvimento da empresa no mundo e conta com mais de 1.500 especialistas que trabalham em projetos globais, como tecnologias semiautônomas, carros elétricos e conectados, exportando serviços de engenharia para mercados como Estados Unidos, Europa e China.
Além da sede em Camaçari e do hub de inovação em Salvador, na Bahia, essa estrutura inclui o Centro de Testes em Tatuí (SP). O local contempla uma área total de 4,66 milhões de m2 – com quase 80% de áreas verdes preservadas –, incluindo 20 km de pistas pavimentadas e 40 km de pistas de terra com diferentes tipos de piso e traçados. Possui também laboratórios de emissões, desmontagem e análise de peças, dinamômetro de motores, laboratório vibroacústico e simulador de estradas para avaliação de suspensão.
Há ainda as áreas de suporte, com garagem experimental, montagem de protótipos, almoxarifado, posto de combustível e carregadores de veículos elétricos. Esse complexo permite realizar mais de 440 tipos de testes, como avaliação de durabilidade, calibração, desempenho, segurança e homologação, atendendo normas nacionais e internacionais.
“O Centro de Testes de Tatuí também é o único da região integrado a um ecossistema de engenharia local, que desenvolve projetos para os principais mercados globais, o que representa um grande diferencial competitivo para a Ford na região”, destaca Marinna Silva, gerente da unidade.
O Centro conta com um avançado simulador estático de engenharia, que permite testar de forma virtual vários componentes dos veículos, como suspensão, freios, direção e pneus, com grande rapidez e eficiência. A máquina possui uma tela de 4,5 metros e visão de 210°, sendo um dos três simuladores da Ford no mundo – os outros estão instalados nos EUA e na Bélgica.
“O novo simulador permite testar diferentes parâmetros dos veículos de forma muito mais rápida, econômica e com ótima correlação. Podemos simular pistas de todo o mundo, e inclusive as condições do clima, como piso molhado ou neblina, por exemplo, com um simples comando”, explica o engenheiro Jean Horcario. “É uma ferramenta que amplia a nossa capacidade de desenvolver projetos globais”, complementa.
Ford F-150
Entre as tecnologias nacionais projetadas para o Centro, destaque para a picape F-150, que recebe um sistema exclusivo de iluminação externa por zona. Outro exemplo são os Contour Seats, bancos altamente sofisticados oferecidos nos modelos Lincoln Aviator, Corsair e Navigator, que além de vários ajustes contam com a função de massagem.
Para a linha mais desejada da marca, os desenvolvimentos realizados no país incluem o sistema One Pedal Drive do Mustang Mach-E, que permite dirigir usando apenas o acelerador, sem acionar o pedal do freio. O Mustang GT Performance também traz duas novidades desenvolvidas por engenheiros brasileiros, incluindo o Remote REV, que permite acelerar o carro remotamente por meio da chave, além do Track Apps, que aciona o Drift Brake e o Line Lock (travamento das rodas dianteiras para a manobra conhecida como “borrachão”), promovendo, ainda, a medição dos tempos de volta, aceleração, frenagem, força G lateral e longitudinal. O sistema também exibe informações como temperatura do motor, do diferencial e temperatura e pressão do óleo. O time de engenharia brasileiro é responsável por 1/3 das tecnologias presentes nos carros da Ford no mundo.
“Queremos ser a primeira opção de desenvolvimento de tecnologias da Ford no mundo e estamos conseguindo nos destacar, com tecnologias avançadas e soluções inovadoras que redefinem a experiência de dirigir”, completa Marinna Silva. (Frota & Cia/Gustavo Queiroz)