Caminhões extrapesados têm cabine personalizada para biotipo de condutor brasileiro

EaeMáquinas

 

A nova geração de caminhões extrapesados Meteor 28.480 6×2 e Meteor 29.530 da Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) é apresentada como ideal para transporte rodoviário em longas distâncias com o diferencial de oferecer maior conforto e comodidade para o motorista.

 

De acordo com o instrutor de treinamento da VWCO, Nilson Nascimento, um dos diferenciais da empresa para estes veículos é o estudo do biotipo do condutor brasileiro para garantir conforto personalizado e adaptado às necessidades individuais de cada perfil. “Também evoluímos nas formas de interação do profissional com o caminhão para reduzir o estresse e oferecer uma boa viagem”.

 

Os modelos possuem uma cabine de amplo espaço interno e isolamento acústico. Assim como o motorista tem à disposição um colchão ortopédico para maior conforto no período de descanso e um sistema de iluminação para leitura, relógio digital com despertador, duas entradas USB e tomadas.

 

Os extrapesados da marca também vêm com geladeira a bordo e disponibilizam ar-condicionado digital e climatizador com controle remoto e acionamento à distância, permitindo a manutenção da temperatura interna da cabine sem necessidade do motor ligado.

 

O instrutor de treinamento da VWCO, comenta que os veículos contam com volante multifuncional com alavanca na coluna, o banco foi projetado para se ajustar ao motorista e o cinto integrado evita desconfortos causados pelas vibrações na via. “Nossos caminhões extrapesados são os maiores em tamanho e também em conforto, proporcionando uma série de benefícios a quem está na cabine”.

 

Os caminhões dispõem de motor MAN D26 de 13 litros de 480 cv e 530 cv, torque de 2.400 Nm e 2.600 Nm, respectivamente, e transmissão automatizada. O sistema de emissões EGR mais SCR, atende ao nível de emissões estabelecido na fase PROCONVE P8 da norma do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, estabelecida pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente.

 

Entre outros destaques apresentados pela fabricante está a alavanca de direção que, com um clique, transforma o veículo de automatizado para manual, reduzindo o esforço de condução em até 30%. Os veículos também possuem basculamento elétrico, proporcionando segurança e praticidade ao motorista.

 

Os extrapesados Volkswagen oferecem, segundo a companhia, a opção de suspensão pneumática, com o conceito full air de quatro bolsas pneumáticas por eixo. “Isso não apenas proporciona controle preciso da distribuição de carga, mas também utiliza bolsões com sistema snap-on, garantindo maior disponibilidade do veículo e integridade da carga durante toda a operação”, afirma. (EaeMáquinas)