Mercedes-Benz testa Unimog com motor a hidrogênio

Frota & Cia

 

A Mercedes-Benz Special Trucks e a Mörtlbauer Baumaschinen Vertriebs GmbH apresentaram, conjuntamente, os seus dois protótipos como parte do projeto de desenvolvimento “WaVe”, que envolve a pesquisa de motores a combustão abastecidos com hidrogênio para veículos com aplicação específica. Os testes contemplam um Unimog e um caminhão basculante sobre esteiras nas instalações da fábrica da Mörtlbauer em Fürstenzell, Baviera, Alemanha.

 

Os veículos estão equipados com um motor de médio porte convertido para propulsão a hidrogênio. Para tanto, foram utilizados pistões customizados, sistema de admissão compatível com o novo combustível e sistema de ignição otimizado. A combustão de hidrogênio no compartimento do motor produz água, que é expelida como vapor quente através do sistema de escapamento.

 

No Unimog, os quatro tanques de alta pressão de 700 bar com certificação TÜV contêm cerca de 13 quilogramas de hidrogênio gasoso. O motor entrega cerca de 290 cv a 1.000 Nm, tornando-o comparável a uma variante diesel de 300 cv em termos de potência e torque. O protótipo foi operado com vários acessórios diferentes para incorporar informações do uso real ao desenvolvimento.

 

O caminhão articulado sobre esteiras registrou valores semelhantes com seu motor de combustão de hidrogênio, em que a potência é quase idêntica e o tanque de combustível contém 14,5 kg de hidrogênio a 700 bar. A esteira tem capacidade para 16 metros cúbicos e pode transportar uma carga útil de 30 toneladas. Com sua lâmina niveladora e corpo giratório de 360 ​​graus, esta esteira pode ser usada de forma flexível para transportar materiais soltos a granel.

 

Projeto “WaVe”

 

O veículo de teste com motor de combustão de hidrogênio foi desenvolvido como parte do projeto “WaVe”, que recebe financiamento público. O projeto, financiado pelo Ministério Federal dos Assuntos Econômicos e da Ação Climática da Alemanha, foi realizado em conjunto por 18 parceiros da indústria e da ciência e teve início em julho de 2021. Após um ano de planejamento e preparativos, o trabalho de desenvolvimento dos protótipos começou em meados de 2022.

 

O objetivo do projeto WaVe era desenvolver um sistema de acionamento baseado em hidrogênio para máquinas de trabalho e, assim, substituir o motor diesel convencional. Foi demonstrado que veículos e máquinas de trabalho movidos a hidrogênio podem ser utilizados de forma muito semelhante ao atual motor diesel, com apenas pequenas modificações nos componentes do sistema de transmissão. (Frota & Cia/Gustavo Queiroz)