Iveco começa a testar caminhão semiautônomo na Alemanha

Estradão

 

A Iveco iniciou recentemente, na Alemanha, testes com um caminhão da linha S-Way equipado com dispositivos de controle que o tornam semiautônomo. A fabricante realiza o projeto em parceria com a Plus, empresa dos EUA que desenvolveu a tecnologia de condução que reduz a dependência do motorista. A transportadora alemã DSV e a rede de farmácias local DM-drogerie markt também participam do programa.

 

Chamado PlusDrive, o sistema de condução da Plus utiliza um software de inteligência artificial. O sistema recebe dados de sensores avançados, incluindo radares, câmeras e lidars. De acordo com a Iveco, o equipamento reduz a fadiga do condutor e oferece maior segurança no trânsito. Além disso, melhora a eficiência de consumo de combustível do caminhão, contribuindo para reduzir as emissões poluentes.

 

A Iveco iniciou os testes com o S-Way equipado com PlusDrive em vias públicas na Alemanha após vários meses de desenvolvimento e validação do sistema. Segundo o fabricante italiano, o equipamento associado ao caminhão demonstrou capacidade de realizar manobras de forma segura e automática.

 

O teste com o caminhão semiautônomo ocorre na rota entre o centro de distribuição da DM em Waghäusel e a base da DSV em Gernsheim. O trecho de 70 quilômetros leva cerca de uma hora para ser percorrido.

 

Na primeira fase do programa, motoristas da Iveco conduzirão o veículo acompanhados de condutores da transportadora alemã. Posteriormente, colaboradores treinados da DSV poderão guiar o caminhão sozinhos. Os testes na Alemanha têm o objetivo de validar a prontidão do S-Way equipado com o PlusDrive. De acordo com a Plus, o sistema semiautônomo já está otimizado para produção em série.

 

Iveco testará o caminhão semiautônomo em outros países

 

Nos próximos meses, transportadoras testarão o caminhão S-Way semiautônomo na Áustria, França, Itália e Suíça. Segundo a Iveco, o intuito é coletar dados do mundo real em diversas estradas, bem como as condições de condução na Europa, que variam de um país para o outro.

 

“Os dados e o feedback dos clientes são fundamentais para nos ajudar a criar produtos inovadores e sustentáveis ​​que os clientes valorizam. Nossa colaboração com a DM, DSV e Plus neste programa piloto nos aproxima da criação de veículos comerciais altamente automatizados, orientados para a inovação e com segurança aprimorada. Estamos entusiasmados em capacitar frotas e motoristas de caminhão com o potencial sem precedentes desses veículos de próxima geração”, disse Marco Liccardo, Diretor de Tecnologia e Digital do Grupo Iveco. (Estradão/Thiago Vinholes)