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Com 2,1 mil licenciamentos, o BYD Dolphin Mini foi o quinto modelo mais vendido em junho dentre os doze veículos listados pela Fenabrave na categoria de hatches pequenos. É resultado excepcional primeiro por ser elétrico movido a bateria e depois por ter ficado à frente de produtos consagrados, como Toyota Yaris, Honda City, Peugeot 208 e Citroën C3, por exemplo.
Lançado em fevereiro, o Dolphin Mini ultrapassou 9 mil unidades vendidas nos primeiros quatro meses e encostou no seu irmão maior Dolphin (9,6 mil), também elétrico, e no Peugeot 208 (9,9 mil). Não será surpresa, portanto, se encerrar o período de janeiro a julho à frente deles.
E boa razão para isso acaba de chegar nas revendas: a versão com 5 lugares. Sim, até junho, o Dolphin Mini oferecido no Brasil era homologado apenas para 4 ocupantes, motorista e mais três.
A capacidade de carregar uma pessoa a mais tem um custo. O preço sugerido é de R$ 119,8 mil, R$ 4 mil a mais do que a opção para 4 ocupantes. Por esse valor, porém, o comprados da nova versão tem ainda o benefício da câmera de 360 graus.
De resto, nada muda. O motor elétrico é o mesmo de 75 cv e 13,6 kgfm de torque, movido por bateria de 38,8 kWh. Segundo a fabricante, a velocidade máxima permanece em 130 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h em 14,9 segundos, com a autonomia limitada a 280 km no padrão do Inmetro.
Afora a câmera de 360 graus, a lista de itens de série segue com, dentre outros itens, ar-condicionado, multimídia giratório de 10,1 polegadas, quadro de instrumentos de 7 polegadas, piloto automático, faróis de LED, acendimento automático dos faróis, banco do motorista com ajuste elétrico e seis airbags.
Questionado sobre uma versão de 5 lugares quando do lançamento do Dolphin Mini em fevereiro, Henrique Antunes, diretor de Vendas e Marketing da BYD, afirmava que era opção inexistente na China e que, apesar dos estudos, não chegaria tão cedo aqui.
“É preciso acrescentar equipamentos, como cinto de segurança e apoio de cabeça e, depois disso, fazer toda a homologação. Isso demora”, afirmou então o executivo, há apenas cinco meses.
Com a oferta da versão de 5 lugares, o Dolphin MIni reforça suas credenciais para ser o BYD mais vendido no Brasil já em 2024 e roubar o título do Dolphin, lançado no ano passado. No mês passado, vendeu o dobro do irmão maior.
Antunes afirmou que a ideia inicial era importar pelo menos 25 mil unidades do Mini este ano, mas que poderá ser mais, a depender da demanda, já que também não há limite de fornecimento por parte da fábrica na China. 9AutoIndústria/George Guimarães)