Phinia testa viabilidade do H2 em motor de combustão interna

Frota & Cia 

 

A fabricante de sistemas de combustível Phinia anunciou os resultados de um teste de durabilidade de alto desempenho, realizado por um de seus veículos com Motor de Combustão Interna a Hidrogênio (H²ICE). O estudo, conduzido no primeiro trimestre de 2024, avaliou as capacidades do sistema instalado em um furgão totalmente carregado durante uma jornada de mais de 1.000 km em 12 horas, incluindo condições rigorosas de inverno com temperaturas que chegaram a -4ºC.

 

Foi constatada a viabilidade do hidrogênio como uma alternativa mais limpa aos motores de combustão interna que utilizam combustíveis tradicionais, com foco particular em aplicações de transporte mais severas. A viagem de 1.056 km começou e terminou em Blois, na França.

 

Os sistemas H²ICE se destacam para aplicações onde o alcance, capacidade de carga e tempos de reabastecimento são fatores críticos, pois permitem reabastecimento em minutos na comparação com as demoradas recargas dos veículos elétricos a bateria (BEVs), além de serem mais leves do que os pacotes de baterias em modelos eletrificados.

 

Uma área de foco são os veículos comerciais leves (LCVs) por meio de parcerias com montadoras, que permitiu o desenvolvimento de LCVs H²ICE, que oferecem autonomia de 500 km, desempenho comparável aos dos motores a diesel e emissões de NOx (óxidos de nitrogênio) significativamente reduzidas. (Frota & Cia/Gustavo Queiroz)