Novas gerações de T-Cross e Virtus terão plataforma maior herdada do Golf 7

Motor 1/Autocar India

 

A Volkswagen já iniciou os trabalhos em torno do desenvolvimento das próximas gerações dos modelos T-Cross e Virtus. De acordo com a imprensa da Índia, onde boa parte do projeto será concentrada, a dupla migrará para nova plataforma e promete entregar ganhos importantes em termos de tamanho e evolução tecnológica. A empresa, inclusive, já iniciou cotações com fornecedores locais sobre preço e viabilidade dos componentes.

 

De acordo com o site Autocar, a Volkswagen optará por migrar T-Cross, Virtus e suas respectivas versões Skoda (Kushaq e Slavia) para a plataforma MQB 37, deixando de lado a atual arquitetura MQB A0 27. A variante 37, já usada anos atrás pelos modelos Octavia e Golf 7, é considerada mais ampla, moderna e permitirá aos engenheiros liberdade extra para trabalhar nos novos carros aspectos como comprimento e largura.

 

Com isso, T-Cross e Virtus ficarão maiores e entregarão ainda mais espaço interno. No caso do SUV, a capacidade do porta-malas será ampliada e finalmente sanará uma das críticas do modelo atual. Outra vantagem da MQB 37 é compatibilidade com conjuntos híbridos, o que facilitará o lançamento de versões do tipo na nova família. No Brasil, em particular, a Volkswagen trabalha em sistemas do tipo híbrido-flex (etanol e gasolina).

 

Apesar de mais avançada, a base precisará ser atualizada do ponto de vista eletroeletrônico. Nesse ponto, os engenheiros desde já trabalham para modernizar a arquitetura elétrica e torná-la compatível com recursos de conectividade, software e ADAS.

 

A imprensa indiana explica que a MQB versão A0 37 sustentará, primeiramente, as novas gerações de quatro modelos: T-Cross, Virtus, Kushaq e Slavia. Na sequência, a família será ampliada com a chegada de inédito SUV de 7 lugares feito para brigar com Hyundai Grand Creta. Além disso, o próximo Nivus também integrará a nova gama. O projeto renderá lançamentos a partir de 2027 e terá novidades até 2030.

 

Com isso, fica explicada a recente movimentação da Volkswagen em relação à produção do Virtus na fábrica do T-Cross em São José dos Pinhais (PR), facilitando a produção de ambos casos usem a mesma plataforma. Além disso, a nova arquitetura deverá ser usada pela futura picape intermediária baseada no projeto Tarok.

 

Além da Índia, o Brasil também será contemplado com os novos modelos. Nos últimos anos, os dois países têm dividido o desenvolvimento de diversos projetos automotivos. Fora da Volkswagen, essa cooperação já aconteceu na Toyota com o Etios e na Stellantis com os Citroën C3 e C3 Aircross. (Motor 1/Autocar India/Dyogo Fagundes)