Segmento de carro de luxo cresce abaixo da média do mercado

AutoIndústria

 

As cinco principais marcas de luxo com atuação no mercado brasileiro – BMW, Volvo Car, Mercedes-Benz, Porsche e Audi – totalizaram a venda de 21.114 unidades no primeiro semestre, volume 11,2% superior ao do mesmo período do ano passado (18.982).

 

O índice está abaixo dos 15,7% de crescimento do mercado de automóveis como um todo, mas o comportamento varia muito por marcas, com algumas registrando expansão maior do que a média e outras com vendas em queda, conforme dados divulgados pela Fenabrave este mês.

 

A líder BMW foi a que mais cresceu, com 7.646 unidades entregues, 20,1% a mais do que as 6.365 dos primeiros seis meses de 2023. Isso sem contar os 883 veículos da marca Mini, que pertence ao grupo alemão e elevou negócios em 26% no mesmo comparativo.

 

A Mercedes-Benz, terceira colocada no ranking de luxo, também elevou o número de emplacamentos, de 3.096 para 3.516, ou seja, em 13,5%.

 

Importante lembrar, contudo, que nos dois últimos anos a marca alemã havia reduzido participação no mercado brasileiro. Ante 3,8 mil unidades que vendeu no primeiro semestre de 2021, comercializou menos de 3,1 mil em idêntico período tanto do ano passado como no de 2022.

 

A Volvo Car é hoje vice-líder no segmento de luxo, com 4.110 carros emplacados nos primeiros seis meses, alta de 3,2% no comparativo interanual. A Porsche, quarta colocada, expandiu vendas em 14,1%, de 2.658 para 3.034 unidades. No Top 5 de modelos premium, a única que registra queda este ano é a Audi. Suas vendas caíram 3,6%, de 2.874 para 2.771 unidades.

 

BMW lidera também na América Latina

 

Aproveitando o bom momento da marca na região, a BMW divulgou material esta semana falando não apenas da liderança no Brasil mas também no mercado latino-americano, com total de 20.678 veículos entregues de janeiro a junho, 13,8% a mais do que em 2023.

 

“Este primeiro semestre de 2024 foi o mais bem-sucedido em vendas desde 2018, graças à abertura tecnológica e à ampla oferta de produtos na região, peças-chave para o Grupo BMW atingir um recorde histórico de vendas”, informou Reiner Braun, CEO e presidente da companhia na América Latina.

 

O grupo conta com três fábricas, escritórios de engenharia e representações oficiais de vendas no México, Argentina e Brasil. No semestre, registrou o primeiro melhor primeiro semestre em vendas de veículos elétricos e híbridos plug-in da sua história na região.

 

“A estrutura e uma equipe de sucesso, apoiada por distribuidores e importadores focados no negócio, nos ajudam a levar as melhores opções de mobilidade premium aos nossos clientes, sejam modelos elétricos, com motor a combustão, flex fuel – como no Brasil – ou híbridos plug-in”, destacou o executivo. (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)