Ônibus elétrico Mercedes-Benz chega ao mercado argentino

Portal Technibus

 

O modelo eO500U, primeiro chassi de ônibus elétrico a baterias desenvolvido e produzido pela Mercedes-Benz do Brasil em sua fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, chega ao mercado argentino.

 

Com esse lançamento, a Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus Argentina, subsidiária da Daimler Truck, também ingressa na era da eletromobilidade em seu país. Na sede do Centro de Treinamento Mercedes-Benz em Tortuguitas, na Província de Buenos Aires, foi realizado no início de julho um evento de apresentação do veículo com a presença do secretário de transportes da Nação, Franco Mogetta.

 

“Comemoramos e valorizamos o anúncio feito pela Mercedes- Benz Caminhões e Ônibus, o que para nós é muito importante. Vamos acompanhá-los e eliminar todo tipo de obstáculos e regulamentações excessivas para que o setor possa se desenvolver da melhor forma. É um desafio e tanto, mas já estamos trabalhando nisso, contemplando esse tipo de veículo para que a regulamentação permita a utilização desses elétricos que a empresa está lançando”, afirmou.

 

Totalmente desenvolvido no Brasil, o eO500U já é uma realidade na produção e nas vendas no país e passará a ser em outros mercados da América Latina, como a vizinha Argentina. “Até dezembro do ano passado, produzimos 50 unidades do modelo para a cidade de São Paulo e, este ano, as entregas continuam na capital. Ou seja, nosso ônibus elétrico está cada dia mais presente nas vias e no sistema de transporte coletivo urbano da capital paulista, que é referência para outras metrópoles”, afirma Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.

 

“Este moderno veículo especialmente indicado para centros urbanos, que segue a tendência mundial da eletromobilidade, foi desenvolvido para o Brasil e para a América Latina, passando a fazer parte do portfólio mundial multissoluções da Daimler Buses para os clientes”, destaca Achim Puchert. “Seus benefícios para o meio ambiente e a sociedade são notáveis: zero emissão de carbono, zero poluição do ar, totalmente silencioso e com menores custos durante todo o ciclo de vida do veículo, em alinhamento com a estratégia global de práticas de ESG da Daimler Buses”.

 

Autonomia

 

O chassi eO500U apresentado na Argentina é o mesmo modelo vendido em São Paulo e possui cinco módulos de bateria que proporcionam autonomia de 250 quilômetros. O sistema de carregamento da bateria é plug-in e o tempo de carga total é de três horas, utilizando o mesmo padrão tecnológico dos ônibus elétricos Mercedes-Benz eCitaro na Europa.

 

O eO500U vem equipado com dois motores elétricos integrados ao eixo traseiro, freio eletrônico EBS e sistema de regeneração de energia que funciona mesmo durante a recarga parcial das baterias com o veículo em movimento. Isso garante uma experiência de condução suave, confortável e silenciosa, além de oferecer um controle ideal ao motorista por meio de um painel de instrumentos totalmente novo, que fornece informações detalhadas sobre o motor elétrico, baterias e sistemas eletrônicos.

 

O peso bruto total do veículo é de 21,2 toneladas, com capacidade para receber carroçarias de até 13,2 metros de comprimento. Além disso, sua suspensão independente do eixo dianteiro proporciona maior raio de giro, melhorando a manobrabilidade e o conforto. (Portal Technibus)