Citroën Basalt terá versão de produção revelada no início de agosto

Motor 1/FCA Fan Brazil

 

Após meses seguidos de flagras e informações extra-oficiais, a Citroën finalmente definiu a data da estreia da versão final do crossover Basalt. Apresentado até agora apenas como conceito, o modelo com visual definitivo será oficialmente apresentado no próximo dia 2 de agosto. A expectativa é que as vendas sejam iniciadas logo na sequência, sendo Brasil e Índia os primeiros mercados do SUV-cupê.

 

No visual, como já adiantado em flagras, as linhas serão basicamente as mesmas do Basalt Vision Concept. Ou seja, terá lanternas de formato retangular com contornos irregulares nas laterais, leve saliência na tampa do porta-malas, moldura nas caixas-de-roda e coluna C com aplique plástico. Em termos de porte, especula-se algo em torno de 4,30 ou 4,40 metros de comprimento e entre-eixos de 2,67 metros.

 

Em termos de equipamentos, tudo indica que o cupê será lançado com pacote de recursos mais recheado e com itens hoje ausentes no C3 Aircross. É o caso de chave do tipo canivete, ar-condicionado digital, piloto automático, carregamento sem fio para celulares, faróis com iluminação em LED, botão de partida e acesso sem chave. O próprio Aircross deverá ganhar alguns destes itens em um segundo momento.

 

Mecanicamente, o Basalt será equipado com o motor 1.0 turboflex de 130 cv amplamente usados dentro do grupo Stellantis. O propulsor já é adotado pelo irmão C3 Aircross e virá sempre associado ao câmbio automático do tipo CVT, com tração dianteira. A plataforma CMP, de caráter modular, é a mesma de outros carros do conglomerado, como os Peugeot 208 e 2008. Outros mercados terão motores 1.6 aspirado e 1.2 turbo de 110 cv.

 

Tanto o Brasil quanto demais mercados da América Latina serão abastecidos pela fábrica de Porto Real (RJ), que já produz C3 e C3 Aircross. A unidade está recebendo R$ 3 bilhões em investimentos e passará a fabricar também inédito modelo igualmente baseado na CMP – ao que tudo indica, será o Jeep Avenger. (Motor 1/FCA Fan Brazil/Dyogo Fagundes)