Transporte Moderno
Com mais de 1 mil caminhões a gás vendidos no Brasil desde 2019, a Scania domina totalmente esse mercado. Além da marca sueca, apenas a Iveco tem um produto disponível para concorrer, mas ainda apresenta performance tímida, com 28 unidades comercializadas para o Grupo Cetric, em março deste ano. O modelo S-Way NG, movido a gás natural e biometano, foi apresentado pela primeira vez na Fenatran 2022, é equipado com motor FPT FPT Cursor 13, de 460cv, e tem capacidade total de 960 litros.
Porém, o objetivo da montadora é reverter esse cenário a partir de 2025. O presidente da Iveco para a América Latina, Marcio Querichelli, disse à reportagem do portal Transporte Moderno que em 2025 o mercado será maior e haverá possibilidades de mais contratos. Conforme o executivo, a empresa já tem bastante prospecções para o próximo ano, sem revelar um número aproximado de novos negócios que podem ser fechados. Contudo, ele relembra que o Grupo Cetric, por exemplo, compraria mais unidades, caso houvesse mais disponibilidade à época. Esse cliente já conta com uma frota de 250 caminhões a diesel da Iveco, desde leves até pesados.
Querichelli diz que, durante o segundo semestre deste ano, a Iveco está com foco total nas vendas da versão elétrica do Daily recém-lançado no Brasil. Por isso, somente a partir de 2025 pretende avançar nas comercializações de caminhões a gás. Segundo o presidente da montadora, a fábrica de Sete Lagoas, em Minas Gerais, tem disponibilidade para uma alta escala de produção de caminhões a gás, um veículo que não é feito para estoque, mas para atender a pedidos. A principio, a empresa tem à disposição do mercado brasileiro o S-Way NG, mas também há probabilidade de vender o Tector NG que é produzido em Córdoba, na Argentina.
Para um planejamento de longo prazo, o objetivo da Iveco é ter no Brasil uma participação de vendas de caminhões e ônibus a gás similar ao que tem na Europa, em torno de 80%, com mais de 50 mil veículos em operação.
Locação ajudará na estratégia
Para aumentar a frota de veículos a gás e elétricos no Brasil, a empresa não descarta criar uma área dedicada ao aluguel de veículos. Segundo Quercihelli, a empresa está buscando parceiros para desenvolver um projeto de locação. “Estamos explorando uma startup que possa viabilizar o uso de veículos elétricos e a gás, ampliando nosso portfólio de produtos sustentáveis.”
Conforme Querichelli, na Europa, a empresa tem um departamento especializado em locação. “Aqui, a ideia é criar uma divisão dedicada à locação e financiamento, adaptada às necessidades legais locais. Embora as exigências legais sejam diferentes, nosso foco é na sustentabilidade e na busca por um equilíbrio entre rentabilidade e responsabilidade ambiental”, revela. Ele conta que a Iveco criou um grupo dentro da companhia dedicado a estruturar um processo para entender melhor a operação de locação. “Este grupo tem a missão de explorar e identificar oportunidades no mercado, visando uma atuação mais eficiente e alinhada com nossas metas de sustentabilidade”. (Transporte Moderno/Aline Feltrin)