BYD Song Pro será o primeiro carro nacional da marca

Auto Esporte

 

O BYD Song Pro será o primeiro carro da marca chinesa fabricado no Brasil. A informação foi confirmada por executivos da fabricante durante o evento de lançamento do SUV híbrido, nesta última quarta-feira (10). A produção nacional será na fábrica de Camaçari (BA). A previsão é de que a montagem do SUV médio comece ainda em 2024, em formato SKD (em que as peças chegam prontas de fora), com a produção completa sendo iniciada em 2025.

 

Antes da nacionalização, o BYD Song Pro chega ao Brasil ainda importado da China em duas versões, GL e GS com preços de R$ 189.800 e R$ 199.800. A fabricante corre contra o tempo para finalizar a construção da nova fábrica ainda em 2024, em uma área que faz parte do terreno utilizado anteriormente pela Ford.

 

Ao todo, o investimento no complexo fabril foi de R$ 3 bilhões. O objetivo, de acordo com a BYD, é ter margem para produzir até 12 modelos no local. Desta forma, além do Song Pro, carros como Dolphin, Dolphin Mini, Song Plus e Yuan Plus devem ser fabricados na unidade, como adiantado por Autoesporte.

 

O plano de nacionalização tem duração prevista de cinco anos. Além disso, a marca prevê atingir o índice de 70% de insumos nacionais – incluindo até as baterias de lítio do tipo LFP, chamadas pela marca chinesa de Blade.

 

Como é o BYD Song Pro?

 

O BYD Song Pro tem inspiração no Song Plus, seu irmão maior e atual híbrido mais vendido do Brasil. Entretanto, traz detalhes para diferenciar como nova grade frontal e para-choques, bem como faróis de LEDs com novo desenho. Nas medidas, o novo SUV híbrido de entrada da marca chinesa tem 4,74 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,68 m de altura e 2,71 m de distância entre-eixos. Já o porta-malas oferta 520 litros de capacidade.

 

As duas versões do SUV (GL e GS) são equipadas com o motor 1.5 a gasolina da família DM-i — o mesmo de Song Plus e King – ligado a outro propulsor elétrico. O conjunto desenvolve 223 cv de potência na versão de entrada e 235 cv na topo de linha. O torque combinado não foi divulgado, mas o câmbio é sempre do tipo e-CVT. Seja como for, a velocidade média declarada é de 185 km/h.

 

O tamanho da bateria também muda de acordo com a versão. Segundo a BYD, o Song Pro GL pode rodar até 71 km sem gastar uma só gota de gasolina. Na configuração mais cara, o alcance rodando apenas a eletricidade chega a 110 km. Entretanto, esses números têm como base o padrão chinês. No Inmetro, os alcances serão menores.

 

Embora seja equipado com câmeras 360° e central multimídia giratória de 12,8 polegadas, o Song Pro não traz assistentes ativos de segurança. Ou seja, itens como controle de cruzeiro adaptativo, sensores de ponto-cego e assistente de permanência em faixa estão fora da lista de equipamentos. (Auto Esporte/Jady Peroni)