Aos 48 anos, polo de Betim se prepara para produzir motores híbridos

AutoIndústria

 

Agora chamado de Polo Automotivo Stellantis de Betim, o complexo industrial mineiro que deu origem às operações fabris da Fiat no Brasil completou 48 anos nesta terça-feira, 9, consolidando-se com uma das maiores fábricas do setor automotivo no mundo.

 

Em quase cinco décadas foram produzidos mais de 17,5 milhões de veículos, dos quais 4 milhões foram exportadas para 37 países e o restante consumido por brasileiros. Com cerca de 120 fornecedores em seu entorno, a fábrica de Betim emprega 16 mil pessoas, mais da metade da força de trabalho da empresa na América do Sul.

 

De olho nas Bodas de Ouro, o polo mineiro está em pleno processo de expansão para abrigar nova linha de motores que atenderá futuros lançamentos da Stellantis na região, incluindo os produtos equipados com a tecnologia Bio-Hybrid.

 

A empresa não revela quais, mais adianta que os primeiros modelos com essa tecnologia estão previstos para chegar ao mercado até o fim deste ano. Com a expansão em curso, a capacidade de Betim atingirá 1,1 milhão de motores por ano.

 

A linha foi planejada para produzir motores flex de alta eficiência, baixas emissões, e que serão associados às tecnologias de hibridização, “consolidando o Brasil como hub de referência global no desenvolvimento de powertrains e da tecnologia Bio-Hybrid”, destaca comunicado da Stellantis, lembrando que o projeto envolve investimento de R$ 454 milhões.

 

No total, o polo de Betim recebe aporte de R$ 14 bilhões de 2025 a 2030, o mair da história da fábrica mineira.

 

O montante faz parte do ciclo de investimentos de R$ 32 bilhões de 2025 a 2030 anunciados pela Stellantis para América do Sul, que impulsionará o lançamento de 40 novos produtos, 8 powertrains, bem como o desenvolvimento das novas tecnologias Bio-Hybrid, tecnologias inovadoras de descarbonização em toda a cadeia de suprimentos automotivos e novas oportunidades estratégicas de negócios.

 

“O Polo Automotivo de Betim continua a atrair novas indústrias para seu entorno, reforçando a cadeia de valor, fortalecendo o desenvolvimento econômico regional e gerando impacto social positivo na renda, na educação, na saúde e na segurança”, comenta Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.

 

São produzidos em Minas Gerais, atualmente, seis modelos da Fiat: Strada, Argo, Mobi, Pulse, Fastback e o Fiorino. Também o Peugeot Partner Rapid é feito lá. (AutoIndústria)