AutoIndústria
A preferência do transportador de cargas para as longas distâncias rodoviárias se mostra de maneira inconteste sobre o Volvo FH540. De acordo com ranking da Fenabrave, ao fim do primeiro semestre o modelo lidera com folga os emplacamentos.
No período foram entregues mais de 3,6 mil unidades, volume que representa 12,7% dentre os pesados ou 6,6% mercado total, que acumulou de 55,4 mil caminhões.
Também é indiscutível o favoritismo do Volkswagen Delivery 11.180, líder na categoria de médio e vice-líder do mercado geral com 2,6 mil unidades vendidas, 42,5% de participação no total de 6,2 mil modelos vendidos nos seis primeiros meses do ano.
Em terceiro lugar do pódio, mas na vice-liderança dos pesados, o Scania R450 fechou a primeira metade do ano com 2,5 mil emplacamentos, o que corresponde a 8,8% das vendas na categoria.
Bem perto do representante da marca sueca, o DAF XF 530 garantiu o quarto lugar ao somar 2,6 mil unidades negociados ou 7,9% no mercado de pesado.
Um segundo modelo da Volvo, o pesado FH460 terminou o período com na quinta posição com participação de 6,6% nos licenciamentos da categoria.
O ranking segue com o Mercedes-Benz Accelo 1017, com 19,6% nas vendas de médios; Volvo VM, líder no mercado de semipesados, com 12% do mercado da categoria; Scania R450 (6,2%); DAF XF480 (5,4%) e Scania R460 (5%).
A lista reforça a predominância de pesados no mercado brasileiro, categoria que participou no primeiro semestre com 51,7% dos emplacamentos totais. Dos mais caminhões mais negociados, sete são pesados, dois médios e apenas um semipesado. (AutoIndústria/Décio Costa)