Frota & Cia
A Mercedes-Benz divulgou os resultados de mais um teste feito em terras europeias com o eActros 600. Dessa vez o roteiro durou 12 dias e partiu de Frankfurt (Alemanha) até o Cabo Norte da Noruega, alcançando mais de 13 mil kms rodados por cada um dos dois veículos que participaram.
Na Noruega, os etrucks completaram o trecho mais longo da viagem até o momento com uma carga de bateria, principalmente em estradas rurais com uma topografia desafiadora. Esta etapa envolveu uma distância de 480 quilômetros, com os etrucks ainda apresentando uma autonomia restante de 30 quilômetros.
Com o “eActros 600 European Testing Tour 2024”, a Mercedes-Benz Trucks pretende adquirir uma vasta experiência numa vasta gama de rotas em diferentes topografias e zonas climáticas, tendo em vista o consumo de energia. A capacidade da bateria é de 600 kw comuma autonomia de 500 km sem carga intermédia. A ideia é carregar as baterias só em postos de recarga pública.
Detalhes técnicos do eActros 600
Cerca de 60% das viagens de longa distância dos clientes da Mercedes-Benz Trucks na Europa são inferiores a 500 quilómetros, o que significa que a infraestrutura de carregamento no depósito e nos pontos de carga e descarga é suficiente nesses casos.
Para todas as outras utilizações, a expansão contínua da infraestrutura de carregamento pública é vital para tornar o camião elétrico viável para transporte de longa distância em toda a Europa. Além do carregamento CCS com até 400 kW, o eActros 600 também permitirá posteriormente o carregamento em megawatts (MCS).
Em abril deste ano, os desenvolvedores da Mercedes-Benz Trucks carregaram com sucesso pela primeira vez um protótipo do eActros 600 em uma estação de carregamento com potência de um megawatt no centro interno de desenvolvimento e testes em Wörth am Rhein. Os clientes podem solicitar uma pré-instalação do MCS. Assim que a tecnologia MCS estiver disponível e for padronizada entre os fabricantes, está prevista a sua adaptação para estes primeiros modelos do eActros 600. As baterias podem ser carregadas de 20 a 80% em cerca de 30 minutos numa estação de carregamento adequada com uma saída de cerca de um megawatt. (Frota & Cia/Victor Fagarassi)