Quem é a GAC, nova chinesa que anunciou operação no Brasil com Alckmin

Jornal do Carro 

 

Mais uma montadora chinesa virá ao Brasil em breve. Trata-se da GAC Motor, que anunciou recentemente seus planos para o mercado nacional, por meio de uma declaração feita pelo presidente do Grupo GAC, Feng Xingya, e o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, em visita à China. A marca investirá US$ 1 bilhão nos próximos 5 anos, o que corresponde mais de R$ 5,52 bilhões, por exemplo.

 

Além disso, a marca se autointitula como “a primeira fabricante chinesa com uma linha completa de pesquisa e desenvolvimento e produção, produzindo carros a gasolina, elétricos, totalmente híbridos e híbridos plug-in”. O presidente do Grupo GAC declarou: “Nos próximos 5 anos, a GAC, juntamente com sua cadeia de fornecimento, planeja investir US$ 1 bilhão no Brasil, incluindo planos para estabelecer fábricas, centros de pesquisa e desenvolvimento e armazéns para peças de reposição”.

 

Quem é a GAC?

 

Os planos são ambiciosos, mas deixam a pergunta: quem é a GAC, exatamente? A marca foi a quinta maior produtora de veículos na China no ano passado. Isso se traduz em produção e venda de 2,52 milhões de carros. Além disso, o número de funcionários é também impressionante: 110 mil empregados, um número surpreendentemente grande.

 

Entretanto, não há informações sobre quais modelos e marcas do grupo virão ao País. Contudo, é sabido que o grupo tem produtos como o sedã Empow, GS5, GS8 e sedã GA4, por exemplo. Além de nomes como os SUVs GS3 e Emcko, e o elétrico Aion Y.

 

Esse último é um crossover elétrico, com 136 cavalos e 23 mkgf de torque, além de 4,53 m de comprimento. Com alcance elétrico de 490 km (no ciclo CLTC), e uma bateria de 63 kWh modular, deve ser o carro chefe do grupo no País. Com direito até à possível produção nacional. (Jornal do Carro/Rodrigo Tavares)