AutoIndústria
A Fiat e a Volkswagen, marcas líderes do mercado brasileiro de veículos leves, perderam market share em junho. Com respectivamente 38,4 mil e 28,8 mil emplacamentos, registraram participações de 18,9% e 14,7%, ante índices de 21,1% e 15% no mês anterior.
A marca italiana foi a que mais perdeu entre as dez montadoras que mais vendem no Brasil. Sua fatia foi reduzida em 2,2 pontos porcentuais, enquanto a da marca alemã caiu apenas 0,3 ponto porcentual no comparativo mensal.
No acumulado do ano, a Fiat segue líder com 220,6 mil licenciamentos e 20,5% de participação, seguida da VW, com quase 167,7 mil unidades e penetração de 15,6%.
A General Motors, terceira colocada, que tem fábrica em Gravatai e, por isso, foi mais prejudicada em maio pelas chuvas do Rio Grande do Sul, teve pequeno ganho de 0,2 ponto porcentual de market share. Foram 28,6 mil licenciamentos da marca Chevrolet no mês passado.
Em quarto lugar aparece a Hyundai, a marca contemplada no Top 10 que mais ampliou penetração no mercado brasileiro. Com 19,5 mil emplacamentos, sua fatia nas vendas totais de leves subiu de 8,5% para 9,6% no comparativo mensal de maio com junho, ganho de 1,1 ponto porcentual.
Na sequência vem a Toyota, com venda de 17.413 unidades e fatia de 8,6% no mês passado, ante os 8,2% do mês anterior, conforme dados preliminares divulgados nesta segunda-feira, 1, por fonte do varejo automotivo. A Fenabrave anunciará os dados oficiais na quarta-feira, 3.
Complementam o Top 10 a Jeep (10,1 mil emplacamentos e participação de 5%), Renault (9,9 mil e 4,9%), Honda (7,5 mil e 3,7%), Nissan (7,2 mil e 3,6%) e BYD (5,3 mil e 2,6%).
Marca – Volume/Junho – Part.%
FIAT – 38.390 – 18,8
VW – 29.847 – 14,7
GM – 28.642 – 14,2
HYUNDAI – 19.451 – 9,6
TOYOTA – 17.413 – 8,6
JEEP – 10.100 – 5,0
RENAULT – 9.884 – 4,9
HONDA – 7.493 – 3,7
NISSAN – 7.237 – 3,6
BYD – 5.255 – 2,6
(AutoIndústria/Alzira Rodrigues)