AutoIndústria
A interrupção de quase um mês dos licenciamentos e produção de veículos no Rio Grande do Sul em decorrência dos alagamentos impactaram o ranking dos modelos de veículos leves em maio e começam a retornar ao normal em junho. Com recuperação acelerada, os Chevrolet Onix e Onix Plus elevaram participações.
O hatch e o sedã produzido em Gravataí, RS, alcançaram quase 13,8 mil unidades licenciadas, aponta levantamento da Bright Consulting. A grande maioria, 8,8 mil, do hatch, número que o colocou na terceira posição.
Com o resultado, o Onix encerrou o primeiro semestre com 43,5 mil unidades comercializadas, como o terceiro veículo mais vendido do mercado brasileiro.
À frente ficaram o Volkswagen Polo, que somou 9,7 mil emplacamentos em junho e 57,8 mil no semestre, e a picape Fiat Strada, com, respectivamente, 7,6 mil e 56,6 mil licenciamentos.
No primeiro semestre de 2023, os mesmos três modelos ocuparam as primeiras colocações no ranking, mas em posições diferentes.
A Strada ficou na ponta então do período, com 50,5 mil licenciamentos, seguida do Onix (44,1 mil) e do Polo (37,7 mil).
No mês passado, o Hyundai HB20 foi o segundo modelo mais vendido, com 9,4 mil unidades, à frente do Onix e da própria Strada, enquanto outro Fiat, o Argo, apareceu na quinta colocação ao acumular 7,4 mil.
A marca italiana contou com mais um representante entre os 10 modelos mais negociados. O compacto Mobi teve 6 mil licenciamentos, o sétimo maior número de junho, atrás dos 6,5 mil do Onix Plus e pouco coisa a mais do que o Volkswagen T-Cross e do Chevrolet Tracker, ambos na faixa dos 5,9 mil emplacamentos, e do Volkswagen Nivus, com 5,3 mil licenciamento. (AutoIndústria/George Guimarães)