Transporte Moderno
A Mercedes-Benz está confiante no avanço dos seus negócios com a tecnologia de automação para caminhões que circulam em ambientes controlados. A empresa lidera este segmento no mercado brasileiro com a maior frota de caminhões equipada com esta solução circulando no país. São mais de 1.100 veículos em atividade, e o grande volume está no setor agrícola.
A empresa vê perspectiva de aumentar a demanda por caminhões equipados com tecnologia de automação por garantir mais segurança durante a operação e diminuir riscos de acidentes. “Já estão em negociação 50 veículos autônomos, sendo 10 unidades para um porto do Brasil, que serão destinadas para administrar a logística de contêineres, e quatro para clientes que pretendem usá-los na área de logística”, revelou o gerente sênior de marketing de produto caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, Marcos Andrade, durante evento realizado no Centro de Testes Veiculares (CTVI), em Iracemápolis, no interior de São Paulo, para mostrar à imprensa especializada como funciona na prática a tecnologia de automação.
O destaque no setor agrícola é o caminhão semiautônomo desenvolvido sobre o chassi do Axor em parceria com a Grunner, que atua na colheita da cana-de-açúcar e outras atividades no campo. “Estes caminhões conseguem identificar a rota e seguir o percurso sozinhos, guiados pelo GPS com alta precisão. O condutor assume o comando logo depois do carregamento, fazendo o transbordo para as carretas que levarão a cana-de-açúcar para as usinas”, detalhou Andrade.
A Mercedes-Benz está confiante no avanço dos seus negócios com a tecnologia de automação para caminhões que circulam em ambientes controlados. A empresa lidera este segmento no mercado brasileiro com a maior frota de caminhões equipada com esta solução circulando no país. São mais de 1.100 veículos em atividade, e o grande volume está no setor agrícola.
Em atuação na área de logística a Mercedes-Benz tem os caminhões Atego autônomos, desenvolvidos em parceria com a startup Lume Robotics. São quatro veículos que circulam em ambiente controlado dentro da fábrica da Ypê. Eles atuam na coleta dos produtos na linha de produção e levam até o centro de distribuição da fabricante de artigos de limpeza. “Nesse tipo de automação, não há necessidade do motorista dentro do caminhão, o que evita o risco de distração uma vez que o veículo opera em baixa velocidade em situações monótonas e repetitivas e com manobras complexas”, comentou Andrade.
Projeto piloto
Além dos caminhões autônomos e semiautônomos, a Mercedes-Benz tem um projeto piloto com o Atego 1730 e o Arocs que está sendo testado por rádio controle na pista de Iracemápolis.
Segundo Andrade, o uso do rádio controle pode ser feito por meio de um joystick, com o operador do lado de fora do caminhão para alguma manobra específica, ou dentro de uma sala de controle, quando a operação precisa ser remota por motivos de segurança. “Este veículo pode ser usado em várias aplicações em operações extremas ou ambientes de difícil acesso com mais segurança e eficiência, como na mineração, construção civil e em atividades subterrâneas”, comentou o gerente.
As tecnologias de automação da Mercedes-Benz estão disponíveis para todos os seus caminhões – Accelo, Atego, Actros e Arocs – para uso como semiautônomos, autônomos e com controle por rádio. “A automação não é uma solução de prateleira. É fruto de um trabalho intenso entre a empresa, parceiros e clientes”, ressaltou Andrade.
Para a adaptação dos caminhões, a Mercedes-Benz possui seu centro de customização que prepara os veículos de acordo com as necessidades dos clientes. “Esse é um produto que envolve muito estudo, e a Mercedes-Benz faz a consultoria de automação, indicando as soluções mais assertivas”, destacou o gerente. (Transporte Moderno/Sonia Moraes)