Motor Mais
Pouco mais de dois anos após sua estreia no Brasil, o BYD TAN EV, primeiro SUV com sete lugares 100% elétrico comercializado no mercado brasileiro e que marcou o início das operações da BYD em nosso país com automóveis, apresenta uma série de inovações em sua versão 2024. Um dos principais atrativos é a bateria Blade, agora com maior potência: são 108,8 kWh, substituindo a anterior de 86,4 kWh. Assim, sua autonomia saltou de 309 km para 430 km no ciclo PBEV. Já pelo ciclo WLTP a autonomia chega a 530 km. Ou seja, são mais de cem quilômetros de alcance em relação ao modelo anterior.
Além de ultra segura, a nova bateria Blade – com capacidade 25% superior em relação ao modelo anterior – garante uma vantagem adicional ao BYD TAN EV 2024, que agora pode ser recarregado de forma ultrarrápida. Em apenas 30 minutos, o SUV consegue 30% – 80% de carga em carregamento DC. Além disso, conta com a inclusão da função V2L (Vehicle-to-Load), que transforma o carro num “power bank” e permite conectar inúmeros dispositivos elétricos externos como, por exemplo, notebook, TVs e outros equipamentos eletrônicos como fonte de energia. E seus atrativos não param por aí.
A versão 2024 traz torque combinado de 700 N.m, superando o modelo anterior (680 N.m). O SUV premium da BYD incorpora tração integral All Wheel Drive (AWD) e vem equipado com dois motores elétricos, um em cada eixo. O dianteiro conta com potência máxima de 180 kW e o traseiro, com 200kW, proporcionando uma potência combinada de 517 CV e torque máximo combinado de 700 N.m. Desta forma, o BYD TAN EV pode atingir uma velocidade máxima de até 190 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos. Todo esse desempenho tem um consumo equivalente a 40km/l em veículos a gasolina.
As mudanças nos para-choques dianteiro e traseiro, com suas linhas mais avançadas e aerodinâmicas, garantem um visual mais imponente e elegante. A substituição da grade dianteira anterior por outra fechada adicionou um toque extra de sofisticação e modernidade, trazendo um conjunto mais harmonioso e avançado ao modelo. Com 4,97 metros de comprimento, 1,96 m de largura e 1,75 m de altura, o BYD TAN 2024 é 10 centímetros mais longo que a versão anterior, com 2,82 m de distância entre eixos, o que pode ser traduzido em muito espaço e conforto de sobra para os 7 ocupantes.
Já os faróis dianteiros e lanternas traseiras com novo design dão mais destaque ao BYD TAN EV, aumentando a esportividade geral do veículo. Aliás, o elegante desenho da traseira chama a atenção pelo conjunto de lanternas com efeito 3D de profundidade e iluminação total por LED, que foram mantidos da versão anterior. No geral, linhas suaves, limpas e, ao mesmo tempo, definidas estão harmoniosamente em ambos os lados. A carroceria é feita de materiais leves, que melhoram a estética e contribuem para seu desempenho aerodinâmico.
A linha de cintura elevada e as rodas de liga leve de 22” com pneus 265/40 R22 reforçam o perfil robusto do SUV 100% elétrico, que ainda conta com aerofólio e brake light, trazendo uma aparência única ao seu visual. Destaque também para o tamanho do porta-malas do BYD TAN EV, com espaço para 235 litros para bagagem. Isso com sete pessoas. Se o número de ocupantes cair para cinco pessoas, o espaço salta para 940 litros. Caso as duas fileiras de bancos estejam rebatidas, esse espaço supera incríveis 1.655 litros.
A suspensão do BYD TAN EV 2024 agora é do tipo eletrônica semiativa DiSus-C. Essa facilidade, encontrada nos veículos premium do mercado, representa um grande ganho para o conforto e segurança dos ocupantes, que podem alterar o ajuste eletrônico dos amortecedores, com um simples toque na tela. Deixando o carro no modo conforto ou esportivo, que é mais rígido. Na dianteira, a suspensão é do tipo McPherson e, traseira, Multi-link.
No painel de instrumentos, o modelo conta com cluster LCD de 12.3” digital, configurável e de excelente resolução. Destaque ainda para o sistema de cockpit inteligente (ICS), multimídia integrado por uma grande tela sensível ao toque de 15,6” com rotação elétrica e portas de conexão USB e SD car, além de compatibilidade com Android Auto e Apple Car Play.
O volante é revestido em couro e tem ajuste elétrico, memória e aquecimento. O modelo também incorporou o sistema de áudio Dynaudio Performance, com potência máxima de 775W e 12 alto-falantes, proporcionando som de altíssima qualidade. Saídas de ar individualizadas com painel de controle central em tela touch para as fileiras traseiras, bancos dianteiros com quatro opções de massagem, ventilação, aquecimento e melhorias no pacote acústico com um maior isolamento sonoro são outras novidades do BYD TAN EV 2024. Por fim, destaque para o novo teto solar panorâmico de vidro deslizante, que se estende por toda a extensão do espaço interno.
Como no modelo anterior, a maior parte dos comandos – do sistema de navegação ao ar-condicionado – concentra-se na tela do sistema multimídia. Ar-condicionado automático de três zonas de temperatura e saídas independentes para a área do meio/traseira com sistema de purificação com filtro PM2.5 e ionizador, além de carregamento sem fio (Wireless) para celulares, são características presentes na versão 2024.
Na segurança passiva, conta com sete airbags para todos os ocupantes. Destaque para o airbag de cortina, que protege até os passageiros da 3ª fileira de bancos. A frenagem tem ótima eficiência, garantida por um conjunto formado por pinças fixas Brembo com seis pistões e discos ventilados e perfurados na dianteira e traseira.
Vem equipado com câmera de 360°, além de mais de 30 recursos de segurança ativa e 15 sensores entre câmeras e radares. É o caso do avançado sistema ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), que incorpora uma série recursos inteligentes para auxiliar e dar mais segurança ao motorista. O modelo conta também com RCTA (Rear Cross Traffic Alert) ou, alerta de tráfego cruzado na traseira, responsável pelo monitoramento de pontos cegos.
O sistema informa o motorista, ao acionar a marcha à ré, quando outro veículo está se aproximando, evitando colisões e tornando as manobras mais seguras.
O novo modelo também possui sensores que mantêm o carro dentro das faixas de rolagem na estrada de forma automática. É também conhecido como LKS (Lane Keeping System) ou Sistema de Permanência em Faixa. Com o intuito de minimizar acidentes e salvar vidas, o recurso, conhecido também como AEB (Automatic Emergency Braking) ou frenagem automática de emergência, foi projetado para ajudar o condutor, ativando automaticamente os freios se não responderem a tempo no caso de uma colisão iminente.
HUD (Head Up Display); AFS (Sistema de Luz Frontal Adaptável); FTCA (Alerta de Tráfego Cruzado Dianteiro); FCTB (Freio Frontal Cruzado); alerta de ponto cego e saída de faixa, para maior tranquilidade do motorista e ocupantes; airbags frontais para o banco do motorista e para o passageiro, airbags laterais dianteiros e cortina de airbag lateral integrada dianteira e traseira são outros sistemas que transformam o BYD TAN EV em um dos veículos mais seguros da atualidade.
O BYD TAN EV 2024 vem nas cores Branco Neve (Snow White), Cinza Montanha (Mountain Grey) e Preto (Silver Sand Black). O novo modelo já está disponível na rede de concessionárias de automóveis BYD, com preço público sugerido de R$ 536.800,00. A garantia é de cinco anos ou 500.000 quilômetros para o veículo e de oito anos para as baterias. O modelo é entregue com carregador Walbox incluso. (Motor Mais)