Argentina oferece imposto zero para fábrica da Tesla

Motor 1

 

Após a reunião entre o presidente argentino Javier Milei e o empresário Elon Musk nos Estados Unidos, a cidade de Zárate (ARG) ofereceu benefícios fiscais à montadora Tesla para instalar uma fábrica de carros elétricos nesse distrito que fica situado ao norte da província de Buenos Aires.

 

A oferta foi feita pelo prefeito Marcelo Matzkin, que fez uma proposta direta a Musk: “Em Zárate, Argentina, qualquer empresa que queira se instalar para produzir veículos elétricos, suas autopeças e infraestrutura de recarga, não pagará impostos por 10 anos. Estamos esperando por você, Elon Musk. Temos a melhor localização e uma gastronomia incrível”, disse Matzkin. Matzkin colocou apenas uma condição: “Eles devem contratar 75% de mão de obra local”.

 

O distrito de Zárate já tem duas outras fábricas de automóveis: a Toyota Argentina (que opera há 26 anos) e a Mercedes-Benz Trucks and Buses, que já está em construção e planeja iniciar a produção no início de 2026.

 

Milei e Musk se encontraram há alguns dias na fábrica da Tesla em Austin (Texas). Foi um primeiro encontro em que combinaram uma visita de Musk à Argentina, prevista para meados deste ano. O assessor de Milei, Carlos Ruckauf, revelou que a Tesla poderia instalar uma fábrica de veículos elétricos para abastecer toda a América Latina a partir da Argentina, desde que o Congresso aprove a Lei de Eletromobilidade, que está estagnada há meses no país vizinho.

 

Vale lembrar que Elon Musk se encontra em meio a polêmicas com o Brasil após atritos do empresário com o judiciário brasileiro envolvendo sua rede social e liberdade de expressão. Esse será o primeiro encontro cara a cara entre Milei e Musk, que já haviam se falado por telefone nos últimos meses. Em março, Musk anunciou a chegada à Argentina da Starlink, para fornecer serviço de internet via satélite em áreas com baixa cobertura da rede convencional.

 

Desde o ano passado, a Tesla fabrica o carro mais vendido do mundo (em qualquer segmento), o elétrico Model Y. No entanto, a empresa não tem grande presença na América do Sul: tem uma concessionária oficial no Chile e no restante da região as unidades chegaram por meio de importações independentes ou frotas diplomáticas. (Motor 1/Traduzido por Thiago Moreno)