No Equador, crescem vendas de vans, mas caem de caminhões e de ônibus

Truck & Bus Builder América do Sul

 

O Equador registrou a venda de 3.669 veículos comerciais pesados no primeiro trimestre de 2024 com queda de 6,2% em comparação às 3.911 unidades faturadas no mesmo período do ano passado. A AEADE, entidade que administra as atividades das empresas automobilísticas do Equador informou que a categoria de vans foi a única com resultado positivo, com a comercialização de 1.253 veículos, 4,0% sobre as 1.205 unidades dos três primeiros meses deste ano.

 

A categoria de caminhões totalizou 2.242 veículos no trimestre, com queda de 5,1% sobre ase 2.421 unidades do mesmo período de 2023. No mês de março, as vendas também caíram 7,4% em relação a março do ano passado (918 contra 967 veículos).

 

O mercado de ônibus foi o mais afetado com a comercialização de 174 veículos no primeiro trimestre, com queda de 40,2% em comparação com as 285 unidades do mesmo período do ano passado.

 

Marcas – A liderança no primeiro trimestre do mercado de caminhões pertenceu à Hino, com 477 veículos, seguido pela Chevrolet, com 471 e a Shineray, com 345 unidades. No mercado de vans, a líder foi a KYC, com o volume de 239 unidades, seguido pelo Shineray, com 215. Na terceira classificou-se o DFSK, com 75 unidades e, na quarta, a Foton, com 150.

 

No segmento de ônibus, a Hino fechou o trimestre na primeira colocação, com 138 unidades vendidas, seguida pela Scania, com 7, e pela Zhongtong, com 5 veículos.

 

Das empresas com a produção na América do Sul apenas quatro classificaram entre as 20 primeiras em vendas no Equador. No segmento de caminhões, a Mercedes-Benz, classificou-se na décima-segunda posição, com 32 veículos; a Scania, em décima-quarta, com 23; a DAF, na décima-sétima, com 14 e a Iveco, na décima-nona posição, com 12 unidades. (Truck & Bus Builder América do Sul)