Com venda direta ao consumidor, GWM celebra um ano de Brasil

AutoIndústria

 

Em comunicado sobre um ano de operações no Brasil, a GWM comemora o sucesso do seu esquema de vendas diretas no País, com a emissão de nota fiscal direta da montadora ao consumidor final e margem menor dos concessionários da marca, conforme acertado em convenção com a rede após sua chegada aqui.

 

“O uso da venda direta é um dos motivos pela qual a GWM opera com preço único em todo o País, independente da localidade, frete ou demanda. Além da garantia de 5 anos para uso particular e comercial, a maior do Brasil. Um sinal de respeito ao nosso consumidor”, avalia Alexandre Oliveira, diretor de Vendas e Desenvolvimento de Rede da GWM do Brasil.

 

A lei Renato Ferrari, cuja constitucionalidade está sendo questionada no STF, Supremo Tribunal Federal, prevê que as vendas diretas só podem ser feitas para locadoras, frotistas em geral, taxistas, produtores rurais e PcD (pessoa com deficiência).

 

As exceções dependem de convenção de marca e, no geral, as redes de concessionárias tradicionais, aquelas de marcas que já têm produção no Brasil há décadas, resistem ao uso da modalidade para negócios no varejo, aqueles que envolvem o consumidor comum.

 

No caso da GWM, os concessionários já são nomeados com base em tal prática. A marca chinesa iniciou vendas no Brasil com  a linha de SUVs híbridos e plug-in Haval H6 (HEV, PHEV e GT) e, desde dezembro, comercializa também o elétrico ORA 03 (Skin e GT).

 

No ano passado, de abril a dezembro, a marca chinesa vendeu 10.703 unidades da linha Haval. No acumulado de 12 meses, atingiu a liderança tanto no segmento dos híbridos, com 14.407 emplacamentos, quanto no de carros premium, acima de R$ 300 mil (4.821 unidades).

 

A meta para este ano é vender 31 mil unidades, com crescimento de 170% sobre 2023. O número de concessionárias vai passar de 70 para 120.

 

Ainda este ano a marca chinesa deverá iniciar operações em Iracemápolis, SP, nas antigas instalações da Mercedes-Benz. A fábrica, atualmente, está passando por uma modernização, que inclui processos digitais na produção e linha de montagem inteligente.

 

Sua capacidade inicial será de 20 mil unidades por ano, volume que chegará a 100 mil veículos ao final de todas as etapas de ampliação. Essa será a quarta base completa de produção da GWM no mundo, a primeira da América Latina e também um centro de exportação para todo o continente americano.

 

“Grande parte do nosso sucesso se deve ao posicionamento da GWM, desde o início, em colocar o consumidor em primeiro lugar. Os Haval que são comercializados aqui, por exemplo, foram desenvolvidos exclusivamente para mercado brasileiro, da mecânica ao visual, para se adaptar aos hábitos e preferências locais”, explica Andre Leite, diretor de Marketing e Produto da GWM Brasil

 

Comemorações de um ano

 

A GWM aproveitou a comemoração de um ano no Brasil para lançar campanha de varejo que oferece condições especiais na compra das linhas Haval H6 e ORA 03. Todos os modelos da marca estão sendo vendidos com taxa zero no financiamento e bônus de até R$ 20 mil na troca por um usado.

 

No caso do modelo elétrico ORA 03, o cliente que adquirir tanto a versão Skin (R$ 150 mil) quanto a versão GT (R$ 184 mil) também levará para casa 5 anos ou 48.000 km de revisão grátis e um wallbox da marca GWM gratuito.

 

Na linha Haval H6, os compradores da versão HEV terão direito ao preço promocional de R$ 214 mil já com o teto solar incluso, enquanto a versão PHEV sai por R$ 279 mil (também com teto solar); e a esportiva GT custa R$ 319 mil. (AutoIndústria)