BYD confirma pedido de habilitação ao Mover

AutoIndústria

 

A BYD do Brasil confirmou nesta última sexta-feira, 12, que entrou com pedido para integrar a lista de empresas habilitadas ao programa Mover, Mobilidade Verde e inovação, que concede incentivos para empresas do setor automotivo dispostas a desenvolver novas tecnologias e produtos no País.

 

“No cenário atual do mercado, onde a marca segue investindo forte no Brasil com a construção de um complexo fabril e um centro de pesquisas e desenvolvimento na Bahia, fica claro o objetivo de expandir o potencial interno do mercado e de desenvolver o País como polo exportador”, destaca trecho do comunicado divulgado pela marca chinesa após AutoIndústria perguntar sobre eventual pedido da empresa relativo ao Mover.

 

A BYD terá fábrica de veículos híbridos e elétricos em Camaçari, BA, onde a Ford mantinha produção antes de decidiu abandonar operações fabris no Brasil. Inicialmente iria investir R$ 3 bilhões, valor recentemente ampliado para R$ 5,5 bilhões.

 

Ainda de acordo com o comunicado divulgado hoje, a BYD diz ser uma empresa plenamente capacitada e que atende a todos os requisitos apresentados pelo governo no programa Mover, que prevê novas exigências de sustentabilidade da frota automotiva e o estímulo a produção de novas tecnologias:

 

“É esse exatamente o projeto da companhia para o País: criar a nova indústria automotiva brasileira, mais moderna, com um parque fabril mais tecnológico, com colaboradores mais capacitados, com geração de emprego e renda para toda a cadeia automotiva e para a população”.

 

O AutoIndústria já havia antecipado que o MDIC avalia pedidos de homologação ao Mover por parte de empresas sem produção local, indicado a BYD e a também Chinesa GWM como possíveis candidatas. (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)