Truck & Bus Builder América do Sul
A venda de caminhões e ônibus no Brasil encerrou o primeiro trimestre de 2024 com queda de 10,34%, de acordo com dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), De janeiro a março foram vendidas 31.214 unidades, contra 24.251 do mesmo período de 2023.
O segmento de caminhões registrou retração de 5,61%, com 25.817 veículos em comparação com os 27.437 do ano anterior. Em ônibus, a queda foi 27,93%, com 5.317 unidades contra 7.378 do primeiro trimestre de 2023.
O presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Júnior, analisa que o setor de caminhões já superou o efeito do Euro 6 nas vendas. “O mercado já absorveu e acreditamos em um desempenho mais favorável para a venda de caminhões nesse ano”, disse. Segundo estimativas da Fenabrave, os emplacamentos devem aumentar 10% neste ano. Em março, as vendas de caminhões ficaram acima do registrado no mesmo mês do ano passado. Foram comercializadas 9.701 unidades, com crescimento de 3,36% sobre as 9.386 do ano passado.
O segmento de ônibus está tendo um ano de instabilidade. Em março, o ritmo de emplacamentos apresentou elevação de 18,61% sobre fevereiro, com 2.046 unidades contra de 1.725. Mas em relação a março de março de 2023, quando foram licenciadas 2.937 unidades, o desempenho foi 30,34% abaixo. É preciso destacar que, em março de 2023, o mercado estava muito aquecido com as vendas de chassis Euro 5 e que poucas unidades da última licitação do programa federal Caminho da Escola foram entregues.
Para Andreta Jr., o ano deverá ser positivo, em função de compras governamentais, em especial os modelos escolares pelo programa Caminho da Escola, cuja licitação atual envolve 16 mil unidades. “Os governos são grandes compradores desse tipo de veículo e estão com as licitações já realizadas para renovação de frotas. É provável, portanto, que ao longo do ano os volumes aumentem e os resultados melhorem”. (Truck & Bus Builder América do Sul)