O Estado de S. Paulo
Os carros modernos, embora sejam chamados de “plastimóveis” pelos fãs de automóveis antigos, são muito mais seguros. Além de serem projetados com aços especiais para absorver melhor os impactos e proteger mais os passageiros, eles contam com uma série de equipamentos que não existiam há mais de uma década.
A lista pode variar de acordo com as obrigações legais de cada país ou mesmo conforme a estratégia de mercado das montadoras. Os itens mais comuns são cintos de segurança, airbags e sistema antitravamento de frenagem, o famoso freio ABS.
“Recentemente, o dispositivo Isofix, para fixação de cadeiras infantis, se tornou um item bastante presente nas arquiteturas automotivas”, diz Jairo Lima, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). No Brasil, a ancoragem de assentos para crianças é obrigatória desde 2020.
“Quanto maior o número de equipamentos de segurança embarcados no veículo, maior será a proteção aos ocupantes”, afirma o professor, que também recomenda uma consulta ao Programa de Rotulagem Veicular de Segurança na compra de um carro zero-quilômetro.
Veja os componentes de segurança mais importantes, segundo Jairo Lima:
Sistema antitravamento de freios (ABS): tem a função de evitar o travamento das rodas em situações de frenagem de emergência ou em pavimento escorregadio.
Controle eletrônico de estabilidade (ESC): minimiza ou até evita derrapagens. Contribui para o controle do veículo, ajustando automaticamente a frenagem em cada roda.
Sistema de distribuição eletrônica de força de frenagem (EBD): por meio de um trabalho de sensoriamento, faz a distribuição da força de frenagem de maneira equilibrada entre as rodas para maximizar a eficiência da frenagem.
Sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS): oferece o monitoramento constante dos pneus, alertando o motorista no painel de instrumentos sobre a perda de pressão em um ou mais componentes.
Controle de tração (TCS): realiza o balanceamento dos torques nas rodas, minimizando o escorregamento (destracionamento) durante a aceleração, controlando eletronicamente a potência do motor.
Aviso de saída de faixa (LDW): esse sistema de sensoriamento alerta o motorista quando o veículo está saindo involuntariamente da faixa de rodagem.
Sistema de controle de cruzeiro adaptativo (ACC): mantém a velocidade constante, ajustando-a automaticamente para sustentar uma distância segura (préprogramada) do veículo à frente.
Sistema de aviso de colisão (FCW): por meio do sistema de sensoriamento, indica ao motorista – com recursos sonoros e visuais no painel de instrumentos – a possibilidade de uma colisão iminente.
Câmeras e sensores de estacionamento: evitam pequenas colisões durante o processo de estacionamento. Facilitam manobras e sinalizam quando houver obstáculos próximos.
Sistema de monitoramento de ponto cego (BSM): avisa o motorista sobre veículos que estão fora do campo de visão nos espelhos retrovisores, evitando uma batida.
Sistema de assistência de partida em subida (HSA): mantém o veículo parado por um curto período em uma inclinação após a liberação do freio, facilitando a partida. (O Estado de S. Paulo)