Chevrolet Spin ganha evoluções para manter a clientela fiel

O Estado de S. Paulo/Jornal do Carro

 

O Chevrolet Spin carrega a responsabilidade de substituir dois grandes modelos da GM: Meriva e Zafira. E tem feito isso com sucesso na última década. Agora, o modelo ganhou atualizações pontuais para manter satisfeito quem utiliza a minivan como veículo familiar ou para o trabalho.

 

Mas, apesar de mudar bastante, principalmente por dentro, as alterações são uma evolução e não uma nova geração.

 

Itens estruturais e visuais foram retrabalhados, mas o já conhecido motor 1.8 flex aspirado continua sob o capô. Conduzimos a versão Premier, de topo de linha, com câmbio automático de seis marchas e tabela de R$ 149.990.

 

Visualmente, a dianteira ganhou desenho inspirado na picape Montana. Capô mais alto, grade com filetes maiores e faróis bipartidos com LEDs são novidades. Segundo a GM, o conjunto óptico ilumina três vezes mais que o antigo com lâmpadas halógenas.

 

Por dentro, novo volante de base reta, quadro de instrumentos digital de 8 polegadas e multimídia MyLink com tela de 11” são boas adições, bem como o Wi-Fi nativo.

 

A posição de dirigir é bem alta e o volante não conta com ajuste de profundidade, apenas de altura. No console central, há carregador de celular por indução, mas que esquenta o aparelho, algo incômodo.

 

No geral, as atualizações trouxeram um ar mais requintado ao Spin. Além disso, as rodas de 16” agora estão 20 mm mais para fora, por conta de bitolas mais largas. Estas melhoram a dirigibilidade e aumentaram o equilíbrio em curvas.

 

Da mesma forma, a suspensão está 16 mm mais alta. E os ângulos de entrada e de saída também aumentaram.

 

O motor 1.8 flex aspirado de até 111 cv e 17,7 mkgf de torque (com etanol) recebeu nova programação para ficar mais econômico. O conjunto sofre um pouco para lançar o Spin morro acima, e o câmbio automático de seis marchas apresenta certa demora. Mas a montadora afirma que o 1.8 está até 11% mais econômico.

 

Segundo o Inmetro, são 13,4 km/l de gasolina na estrada e 10,5 km/l na cidade, e 9,3 km/l e 7,3 km/l com etanol.

 

Assim, o Spin tem como grande trunfo o espaço a bordo. Na versão para cinco passageiros, são 756 litros no porta-malas. Já a versão com sete lugares tem só 162 litros no compartimento.

 

Em relação à segurança, o Spin tem atualizações importantes. Agora, há sistemas ADAS de auxílio a condução. Completam a lista seis airbags, onde os laterais vão até a última fileira de bancos. (O Estado de S. Paulo/Jornal do Carro/Rodrigo Tavares)