Saiba como a Mercedes-Benz faz testes extremos

Frota & Cia

 

Além da fábrica de caminhões da Mercedes-Benz, o complexo industrial de Wörth am Rhein, na Alemanha, também abriga o centro de desenvolvimento e testes da montadora, chamado de EVZ. A instalação contempla um laboratório com seis espaços de bancos de teste e uma pista externa de avaliações.

 

A EVZ tem se dedicado, cada vez mais, aos testes relacionados com sistemas de tração de caminhões elétricos a bateria e a hidrogênio. O local também abriga o Multi Piston Bench, que analisa o comportamento vibratório dos veículos no que diz respeito ao conforto e segurança do motorista. Há, ainda, uma das Câmaras de Testes Climáticos mais poderosas da Europa, na qual os testes podem ser realizados em temperaturas extremamente frias e extremamente quentes.

 

O Multi Piston Bench realiza simulações das vibrações causadas por diferentes superfícies das estradas. Para este efeito, é gerada e simulada uma coleção de diferentes pavimentos rodoviários com base em dados de levantamentos reais inseridos no sistema; as simulações variam desde itinerários rodoviários, estradas rurais e estradas esburacadas até rotas constituídas, inteiramente, por estradas em más condições. A geração de vibrações no veículo é obtida no sentido vertical e longitudinal por meio de sinais com amplitude e frequência definidas.

 

Mercedes-Benz eActros 600

 

A principal prioridade dos desenvolvedores é usar o Multi Piston Bench para obter resultados de medição validados e análises reproduzíveis de vibração e ressonância de veículos completos. Independentemente da variante de tração, o comportamento de vibração e aceleração de componentes e conjuntos individuais do veículo pode ser examinado e avaliado. Neste contexto, o comportamento do chassi e das partes da carroceria e o efeito no conforto de viagem são medidos e avaliados em diferentes frequências. Os cenários de teste na bancada Multi Piston não incluem apenas o exame da instalação estável de rolamentos e amortecedores e o efeito de seu comportamento de vibração em outros componentes do veículo, mas também a identificação de locais estreitos onde pode ocorrer abrasão, como dutos de cabos e tubos.

 

Dependendo do escopo, o exame do comportamento de vibração e ressonância do veículo completo ou de conjuntos individuais pode levar de oito a 14 dias.

 

Bancada Multi Piston

 

Com suas dimensões e possibilidades de teste incomparáveis, a bancada Multi Piston é única em termos de capacidade de alto desempenho. Ele forma uma combinação de dez cilindros hidráulicos instalados longitudinalmente e dez verticalmente em uma base vibratória inovadora que faz com que o veículo fixado na posição vibre de maneira direcionada. Foi instalado um cilindro atuando verticalmente e outro longitudinalmente para cada roda e, no caso de pneus duplos, para cada par de rodas.

 

A área vibratória fica sobre um pedaço de concreto e, antes de cada teste de vibração, é elevada por meio de molas pneumáticas e desacoplada do ambiente. Isto evita que as vibrações e oscilações geradas durante o procedimento de teste sejam transmitidas ao edifício todo. A Bancada Multi Piston é acionada por uma unidade hidráulica central composta por oito bombas com pressão de óleo de 280 bar. Cada cilindro tem limite de carga de oito toneladas.

 

Mercedes-Benz eActros 600

 

Os cilindros podem ser controlados individualmente. Isso significa que a Bancada Multi Piston pode ser usada para medir, examinar e analisar o comportamento vibratório de veículos completos com até cinco eixos e comprimento total máximo de 20 metros. A largura da pista é variável – pode ser definida para qualquer valor entre 1,77 metros e 2,06 metros. Nesta instalação é possível testar veículos com semirreboques ou reboques com largura de até 2,50 metros, altura máxima de 5,30 metros, carga máxima sobre rodas de oito toneladas e peso máximo combinado de até 60 toneladas.

 

Quente e frio

 

A Câmara de Testes Climáticos de alto desempenho na EVZ foi projetada para uso, também, com veículos elétricos e movidos a hidrogênio, sendo possível simular condições extremas de temperatura sem precisar esperar determinadas épocas do ano ou ficar torcendo por um clima favorável. O sistema pode ser configurado em temperaturas entre -40 °C a +70 °C, além de permitir controle de umidade de até 100%. No local, podem ser feitos testes de resistência, bem como da eficiência de componentes, como o sistema de ar-condicionado, por exemplo.

 

Testes em condições reais

 

Os resultados obtidos nas instalações de teste em condições laboratoriais são comparados continuamente com os resultados verificados em campo, muitas vezes com a duração de várias semanas, em pistas de testes ao ar livre em toda a Europa. A influência de fatores como estradas congeladas ou amolecidas pelo calor, o efeito da radiação solar e as condições de luz e vento entram em jogo, pois não podem ser reproduzidos em condições de teste estacionárias. Estes testes incluem, por exemplo, rodagens em regiões como Rovaniemi, no Círculo Polar Ártico, na Finlândia, que se torna extremamente frio no inverno (testes de inverno) ou na Serra Nevada, na Andaluzia, sul de Espanha, que se torna extremamente quente no verão (testes de verão). Isto permite que as funções de cada sistema operacional e de bateria individual sejam amplamente testadas, protegidas e otimizadas. (Frota & Cia/Gustavo Queiroz)