Foton aposta no semileve iBlue para brigar no mercado caminhões elétricos

Transporte Moderno

 

A Foton aposta no caminhão semileve iBlue para avançar no mercado de elétricos no Brasil. O veículo, que foi apresentado no ano passado, já está à venda nas concessionárias da marca por R$ 449 mil.

 

Com 40 unidades já comercializadas, o modelo tem Peso Bruto Total (PBT) de 6.000 kg e capacidade máxima de carga útil de 3.575 kg. O iBlue vem equipado com duas baterias CATL de 81 kWh cada uma, que acionam um motor com potência contínua de 64 kW (87 cv) e potência máxima de 115 kW (156 cv).

 

De acordo com informações da Foton, a previsão é aumentar as vendas do semileve no país. Para isso, a chinesa aposta em características do caminhão como resistência e baixo custo operacional. A estratégia também apela para a valorização da imagem das transportadoras que investem em veículos que não emitem poluentes.

 

A Foton informou ainda que, antes de ser importado para o Brasil, o iBlue foi testado e aprovado nas grandes cidades da China, muitas das quais com características semelhantes às metrópoles do Brasil. Após receber uma carga completa, o iBlue tem autonomia para rodar por aproximadamente 200 km.

 

Nova fase

 

A marca chinesa tem uma trajetória de mais uma década no País. Em 2010, passou a vender caminhões importados da China por meio da Foton Aumark. Na época, disputava mercado com as outras também chinesas Sinotruk e Schacman. Ambas foram embora do Brasil.

 

Recentemente, a Foton anunciou nova fase no mercado brasileiro. A empresa, que já vendia por aqui por meio da importadora Foton Aumark, passou a atuar como subsidiária da Foton Motor Global. Portanto, o cenário atual permitiu, inclusive, que a montadora chinesa lançasse recentemente uma família de novos caminhões com motores Euro 6 a diesel e um elétrico. (Transporte Moderno)