Technibus
O ônibus rodoviário que a Volkswagen Caminhões e Ônibus começará a produzir nas próximas semanas na fábrica de Resende, no Rio de Janeiro, é um modelo de entrada do segmento, o chassi 18.320 SH com motor traseiro. “A Volkswagen já tinha um chassi desta categoria, o antigo 18.330, mas o ônibus novo é muito diferente. Tem nova motorização, transmissão automática e suspensão pneumática integral, proporciona de 5% a 10% de economia de combustível e oferece o menor custo de manutenção”, disse Jorge Carrer, diretor de vendas de ônibus da companhia, em entrevista exclusiva para a Technibus.
Com este novo modelo, que foi apresentado para a imprensa em maio do ano passado, a Volkswagen espera alcançar uma participação relevante no segmento de entrada dos rodoviários. O chassi 18.320 na versão 4×2 é para ser usado no turismo, fretamento e operação rodoviária em linhas regulares de curta e média distância, segundo Carrer. “Estamos apostando que este ônibus vai entregar um ótimo custo-benefício aos clientes deste segmento. O veículo está muito bom e vai agradar muito.”
O diretor da Volkswagen ressaltou que o segmento rodoviário evoluiu bastante, e o mercado migrou para ônibus de grande porte, como o modelo 6×2, 8×2 e Double Decker. “Mas, quando a gente analisa o mercado total de rodoviários, existe o potencial bem interessante de vendas para o modelo de entrada, os ônibus mais leves. É nesta categoria que a Volkswagen está apostando”.
Carrer destacou que a demanda por transporte rodoviário no Brasil cresceu de forma significativa depois da pandemia. “Com os preços elevados das passagens aéreas, o rodoviário vem crescendo bastante. Os operadores estão muito otimistas, encomendando novos ônibus, vendendo muitas passagens e oferecendo serviços cada vez mais premium. Para os encarroçadores, esse segmento tem sido importante em termos de unidades e de crescimento da receita.”
O diretor da Volkswagen disse estar otimista em relação ao desempenho do mercado de ônibus neste ano. “O mercado começou bem com os negócios aquecidos em todos os segmentos. As taxas de juros continuam caindo, as condições de financiamentos estão melhores, e a perspectiva é de que este ano seja maior em volume de negócios do que no ano passado”, comentou Carrer. (Technibus/Sonia Moraes)