Motor 1
Mesmo que tenha começado o ano como o carro híbrido mais vendido do Brasil, o GWM Haval H6 perdeu este posto pouco depois, sendo ultrapassado pelo BYD Song Plus tanto no resultado de fevereiro quanto no acumulado. E não ajudou que uma greve do Ibama fez com que milhares de carros de diversas fabricantes ficassem travados nos portos, aguardando liberação. Para não perder o ritmo e conseguir voltar à liderança entre os híbridos, a marca fará uma promoção para o mês de abril.
O site da GWM já começou a oferecer o Haval H6 na versão HEV Premium por R$ 214.000, um desconto de R$ 10 mil sobre o valor normal. Ao mesmo tempo, o SUV médio está vindo com o teto-solar de série, um item que era vendido por R$ 10 mil, exatamente a diferença no preço. O Haval H6 HEV sem o equipamento não está sendo mais oferecido no site oficial.
Segundo a GWM, a promoção começa no dia 27 de março e terá duração de um mês, apenas para a versão HEV Premium. Este é o valor à vista, mas a empresa também oferece uma condição de financiamento com 60% de entrada (R$ 85.600) e o restante em 24 vezes, com taxa zero ao mês.
O cliente ainda irá receber o chamado “Pacote Tranquilidade”, com os seguintes benefícios: oficina remota e carro cortesia por 2 anos; pacote de 3 GB por mês por 2 anos para a internet embarcada; proteção total para a bateria por 2 anos; tag de estacionamento com isenção de mensalidade por 12 meses; e recompra garantida com a instituição parceria que fizer o financiamento – os outros dois benefícios são para quem comprar as versões com motor híbrido plug-in.
Não é um desconto muito grande, mas que pode animar alguns clientes que estavam para fechar negócio. A GWM tem segurado os preços do SUV, mesmo com a volta do imposto de importação sobre híbridos, mas a alíquota irá subir novamente, dos 12% atuais para 25% em julho, no caso dos híbridos convencionais. Para os híbridos plug-in, o imposto subirá para 20%.
Por outro lado, a GWM mudou todo o plano de produção para a fábrica em Iracemápolis (SP), agora preparando-se para montar o Haval H6 no país e conseguir evitar o aumento do preço do SUV por conta do imposto. Porém, isto fez com que a inauguração da linha de produção fosse adiada para o 2º semestre deste ano. A picape média híbrida e o SUV derivado, que deveriam ser produzidos este ano, ficarão para 2025. (Motor 1/Nicolas Tavares)