Hyundai N seguirá produzindo esportivos com motores a combustão

Motor 1

 

A divisão esportiva da Hyundai, conhecida como “N”, anunciou que continuará a produzir carros esportivos com motores de combustão interna. A notícia foi confirmada por Joon Park, vice-presidente da divisão N, durante uma coletiva de imprensa com jornalistas da América Latina: “Os motores a combustão não estão mortos”, disse Park.

 

A afirmação foi feita na pista do Parcmotor Castellolí, na Catalunha, Espanha, como parte do lançamento internacional do primeiro carro esportivo elétrico da Hyundai: o novo Ioniq 5 N. Joon Park deixou claro que tem planos de expandir e ampliar a gama de modelos Hyundai N também com motores de combustão interna na América Latina.

 

A notícia sobre o futuro dos carros esportivos a pistão da Hyundai põe fim a uma série de rumores e confusões espalhados nas últimas semanas pela mídia europeia: a Hyundai N deixará de vender modelos a combustão apenas na União Europeia e em outros mercados que estão penalizando esses motores, mas continuará a desenvolver e vender evoluções de produtos como i20 N, i30 N e Elantra N, entre outros.

 

Confira abaixo a conversa completa com Joon Park:

 

Por que a Hyundai escolheu o modelo Ioniq 5 para desenvolver seu primeiro carro esportivo 100% elétrico?

Porque o Ioniq 5 foi o primeiro modelo desenvolvido com nossa nova plataforma modular E-GMP e queríamos oferecer uma versão N de alto desempenho o mais rápido possível para o mercado de carros elétricos. No entanto, não queríamos oferecer apenas um carro com um motor de alta potência ou apenas uma bateria de alto desempenho.

 

Decidimos desenvolvê-lo com o objetivo de torná-lo um carro realmente divertido de dirigir, um carro que colocaria um sorriso no seu rosto quando você o dirigisse. O Ioniq 5 N é o primeiro carro esportivo elétrico da Hyundai, mas obviamente não será o último. A vantagem é que, se conseguimos atingir a meta com um carro que tem um centro de gravidade alto e um peso elevado, os próximos desenvolvimentos virão muito mais rápido e serão ainda mais divertidos de dirigir.

 

A Hyundai já definiu qual será o segundo modelo 100% elétrico da gama N? Poderia ser o Ioniq 6 N ou um derivado do N Vision 74 Concept?

Não podemos anunciar ainda. O que é importante enfatizar é que a N é a divisão responsável por ser a “potência tecnológica” da Hyundai. É nesta divisão que desenvolve novas tecnologias que, posteriormente, serão aplicadas em outros modelos da Hyundai Motor Corporation (Nota do editor: marcas Hyundai, Hyundai N, Kia e Genesis).

 

Nas últimas semanas, muitos rumores surgiram na Europa e foram replicados por veículos de mídia de todo o mundo. Informações indicavam que a Hyundai N não mais desenvolveria e venderia modelos esportivos com motores de combustão interna. Está correto?

Não, essa é apenas uma decisão que foi tomada para o mercado da União Europeia, porque as regulamentações de emissões ambientais não nos permitirão mais vender carros esportivos de alto desempenho a combustão. Para a Hyundai N, os motores a combustão não estão mortos. A América, a Ásia e a Oceania continuarão a ter motores a combustão Hyundai N.

 

E é nesse ponto que tenho uma mensagem específica para os consumidores da América Latina: se houver um mercado disponível e com demanda para nossos carros esportivos, nós, como marca, queremos estar lá. A Argentina e o Brasil têm uma enorme cultura e paixão por carros. Na Argentina, já vendemos nossos modelos N, como o Veloster N. O Brasil tem sua própria Copa HB20, que é disputada nas principais pistas de corrida do país. Queremos continuar a expandir em mercados onde há demanda por carros esportivos.

 

Outro exemplo é a Austrália e os Estados Unidos: esses dois países também continuarão a ter Hyundai N com motores a combustão. Todos os mercados que têm uma forte demanda por carros esportivos terão a presença do Hyundai N.

 

O Hyundai Ioniq 5 N é um hot-hatchback de 650 cavalos de potência que acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos. Esse é o desempenho de um carro esportivo realmente exótico e exclusivo. Na Europa, ele não é barato, custa 78.000 euros, mas custa a metade ou menos do que outros carros esportivos com desempenho semelhante. É um negócio vendê-lo ou vocês estão perdendo dinheiro para ganhar participação no mercado?

Somos empresários, nosso principal objetivo é ganhar dinheiro. Mas antes de sermos empresários, somos fanáticos por carros. Mas também temos de ser inteligentes. É verdade que o desenvolvimento do Ioniq 5 N foi muito caro e não vamos recuperar o investimento com esse primeiro modelo. O saldo virá com os próximos modelos N.

 

Mas é verdade que, nesse primeiro desenvolvimento, não havia limites. Você deveria ter visto a expressão no rosto de nossos engenheiros quando os desafiamos a dar vazão às suas ideias: “Não há limites!” É por isso que temos muitos engenheiros da Coreia do Sul, mas também da Europa e de outras regiões. Eles encontraram na Hyundai N o terreno fértil para suas ideias.

 

Com quais carros do mercado o novo Ioniq 5 N está competindo?

Bem, tenho que ser honesto: ele não tem concorrência direta atualmente. Mas outros rivais surgirão. Nesse meio tempo, há muitos carros elétricos que podem acelerar muito rápido em linha reta, mas não há nenhum em sua classe ou faixa de preço que possa competir com ele em uma pista como Parcmotor ou Nürburgring.

 

Do ponto de vista pessoal, você prefere carros esportivos elétricos ou com motor de combustão interna?

Confesso que sou fã de carros esportivos a combustão e um dos meus hobbies favoritos é participar de track days como piloto amador. Aprendemos muito com esse tipo de público, porque eles são clientes reais que se interessarão pelo novo Ioniq 5 N. Aqui temos um carro elétrico de alto desempenho que pode andar na pista por 20 minutos inteiros, sem se cansar e sem que suas baterias entrem no “modo econômico”. É um carro com suspensão e freios dimensionados para suportar as demandas de pista de um carro com esse desempenho.

 

Até projetamos um tipo de carregador rápido especialmente criado para ser colocado nos boxes das pistas de corrida: em 20 minutos, a bateria pode ser recuperada para 80% de sua capacidade e estar pronta para a próxima corrida. Conhecemos muito bem o público dos track days e o Ioniq 5 N foi desenvolvido com eles em mente.

 

É por isso que o Ioniq 5 N também tem vibrações e ruídos de carros a combustão, bem como uma transmissão com paddle-shift que imita os saltos e as reduções de marcha de uma caixa de câmbio manual?

Sim, porque esse carro é, antes de tudo, um produto emocional. Ele faz barulho, tem vibrações e pode ser dirigido com muita intervenção do motorista. Ele pesa 2.200 kg, mas na pista não parece pesado: é muito ágil e muito rápido, mas também pode ser dirigido na cidade como um hatchback comum, com todos os benefícios para dirigir na cidade de um carro elétrico.

 

Quando os vários modos de direção manual do Ioniq 5 N são ativados, o carro se parece muito com um carro esportivo de combustão interna. No entanto, os tempos de volta mais rápidos parecem ser alcançados quando você desliga todos os dispositivos que tornam a direção mais divertida, correto?

Sim, se você quiser bater um recorde de volta, recomendamos o uso de todos os programas projetados para o máximo desempenho na pista. No entanto, não se trata apenas de bater recordes, não é mesmo? Você também quer se divertir. Há os modos de direção sequenciais e o Modo Drift, para que você possa voltar para casa com um sorriso no rosto depois de curtir esse carro.

 

A Hyundai N agora é participante oficial do Campeonato Mundial de Rally (WRC) e do Campeonato Mundial de Carros de Turismo (TCR)…

Sim, em alguns mercados já oferecemos o i20 N, o i30 N e o Elantra N, mas entendo sua pergunta: haverá mais no futuro. Queremos transferir tudo o que estamos aprendendo nas corridas para a estrada e não serão apenas carros esportivos elétricos. Os desenvolvimentos de freio, suspensão, direção e pneus que fizemos para o Ioniq 5 N também podem ser aplicados a carros esportivos de combustão de altíssimo desempenho. Poderíamos até ter equipado o Ioniq 5 N com uma caixa de câmbio manual, para a qual desenvolvemos um protótipo. Mas isso significaria adicionar mais componentes pesados. O desenvolvimento não foi aplicado ao Ioniq 5 N, mas não foi um investimento desperdiçado. Veremos todos esses desenvolvimentos nos futuros carros Hyundai N.

 

Em carros normais de combustão interna temos uma caixa de câmbio e coisas mecânicas. O Ioniq 5 N tem algo parecido como mágica. Toda essa mágica é feita apenas por software ou tem algum suporte eletrônico, mecânico para entregar essas sensações?

Então, por exemplo, se tem uma caixa mecânico, você sabe o que está acontecendo? A gente poderia ter colocado uma transmissão mecânica ali. Mas o carro ficaria mais pesado, ficaria mais lento e aqui usamos somente software para ter essas sensações, não só a mudança, mas também o som. Quero dizer, você precisaria mudar todo o sistema de escapamento para ter um som melhor (se fosse combustão). Mas para esse carro, é uma questão de tempo e é uma questão de escolha de vocês para baixar o som que você quer.

 

E isso é um melhoramento sensacional baseado no carro elétrico. Então, todos esses tipos de coisas, nós não precisamos tocar no hardware, é um jeito divertido de fazer o software ser mais poderoso.

 

Este carro se parece muito com um carro esportivo de combustão interna. Ele pode ser a porta de entrada para um petrolhead ter seu primeiro carro elétrico?

Sim, muitas pessoas me disseram coisas muito boas nesse sentido. Eu sou um petrolhead, mas eu realmente tenho um sentimento controverso, porque eu realmente gosto dele. E todos os outros disseram, que apenas uma palavra que ele queria descrever desse carro era a referência. Eu quero dizer que tentamos aqui abrir um novo capítulo um novo capítulo com uma nova era de performance. (Motor 1/Carlos Cristófalo, Jason Vogel e Fábio Trindade)