IVECO BUS foi credenciada a fornecer 7.100 veículos para o Caminho da Escola

Truck & Bus Builder América do Sul

 

A IVECO BUS foi habilitada para fornecer 7.100 unidades de ônibus para o programa Caminho da Escola e é o principal fornecedor na atual edição de concorrências do Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE). São 3.500 veículos Ônibus Rural Escolar 3 (ORE3), com capacidade para 59 estudantes e 3.600 veículos da categoria Ônibus Rural Escolar 2 (ORE2), para transportar 44 estudantes.

 

O diretor da IVECO BUS para a América Latina, Danilo Fretzner comentou a importância do programa Caminho da Escola para a empresa, do qual participa há mais de uma década, auxiliando estados e municípios a reduzirem a evasão escolar com veículos especialmente desenvolvidos para o programa.

 

O executivo explicou que os ônibus da categoria ORE são unidades escolares projetadas com maior altura em relação ao solo, com suspensão reforçada e balanço traseiro elevado, para trafegar em zonas rurais, estradas não pavimentadas e de acesso restrito, renovando a frota dos municípios brasileiros e padronizando as especificações para veículos de transporte escolar.

 

O chassi 10-190, adotado na categoria ORE-2, é seguro, confortável e ágil, preparado para diferentes operações e terrenos. Equipado com motor FPT N45, de quatro cilindros em linha, tem a maior potência do segmento, correspondente a 190 cavalos. O PBT de 10,5 toneladas permite configurar o micro-ônibus conforme a necessidade do cliente.

 

Para o ORE-3 do Caminho da Escola a marca conta com o chassi 15-210, referência em robustez e alta capacidade operacional. O modelo de 15 toneladas é tracionado pelo motor FPT N45 com potência de 210 cavalos, também a maior da categoria.

 

Danilo Fretzner também esclareceu que além da suspensão elevada (maior altura do solo) e reforçada, os chassis IVECO BUS para o Caminho da Escola contam com bloqueio de diferencial, para facilitar a transposição de atoleiros, pneus de uso misto e redução de balanço dianteiro e traseiro, para facilitar o acesso a lugares acidentados.

 

Segundo o executivo, o resultado anunciado pelo FNDE já foi homologado formalmente e agora irá para a fase final de prototipagem e assinatura de contrato. E que a IVECO BUS já garantiu os seus lotes para oferecer às prefeituras de todo País.

 

O presidente da IVECO para a América Latina, Marcio Querichelli, salientou que desde que os primeiros CityClass foram às ruas, em 2009, a IVECO BUS, se tornou sinônimo de transporte escolar eficiente, confiável e com melhor TCO no Brasil. Ao longo desta trajetória, a marca do Iveco Group já entregou mais de 8.000 ônibus, de diferentes configurações, para o Caminho da Escola, programa do Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE). (Truck & Bus Builder América do Sul)