Em breve, no Chile, testes com o ônibus elétrico brasileiro da Mercedes-Benz

AutoIndústria

 

A Mercedes-Benz promete para breve a apresentação no Chile do primeiro veículo comercial elétrico da marca fabricado no Brasil. Será o primeiro país da América Latina a conhecer o ônibus eO500U, em testes a serem realizados no sistema RED – Red Metropolitana de Movilidado, da capital Santiago.

 

As ações serão realizadas em parceria com a Comercial Kaufmann, representante da marca no Chile, e também com a Caio Induscar, responsável pela encarroçamento dos chassis.

 

O presidente da Mercedes-Benz do Brasil, Achim Puchert, recebeu nesta semana, mais precisamente na segunda-feira, 27, uma comitiva do país andino, formada por Sebastian Depolo, embaixador do Chile no Brasil, Vanessa Pohl, vice-cônsul em São Paulo, Paola Tapia, diretora de transporte público metropolitano de Santiago, e representantes de vários ministérios e departamentos.

 

Após o encontro, realizado na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, Puchert informou que além do chassi elétrico eO500U, também foi apresentado, na ocasião, um ônibus completo, que segue as características definidas pela Red Metropolitana de Movilidad.

 

“Esse produto já está na preferência dos clientes brasileiros, com 50 unidades em produção e que serão entregues para empresas de São Paulo, com previsão de operação para o início de 2024. Essas empresas, inclusive, já nos sinalizaram que pretendem adquirir mais 500 unidades do eO50”, revelou o presidente das operações brasileiras.

 

Jens Burger, diretor geral do Centro Regional Daimler América Latina, informou que o eO500U atenderá países da região de acordo com as características de cada mercado.

 

“O segmento de ônibus urbano está totalmente sintonizado com as megatendências da mobilidade e da sustentabilidade ambiental. Temos muito orgulho em dizer que este é um produto da América Latina para o mundo. Com ele, nossa empresa segue na vanguarda das inovações para o transporte e a mobilidade urbana”, destacou Burger.

 

Além de conhecer o eO500U, a comitiva chilena também visitou a linha de produção de chassis de ônibus, que, segundo comunicado da montadora, se destaca por conceitos da Indústria 4.0: “É a mais moderna do setor e referência em inovação, tecnologia, conectividade, Internet das Coisas, logística, ergonomia e qualidade de vida no trabalho”.

 

Além da delegação chilena, a visita contou também com as presenças de membros do BNDES e do KfW IPEX-Bank, bancos de fomento às exportações do Brasil e da Alemanha, respectivamente estão de frota com ônibus elétrico. (AutoIndústria)