Iveco Group, Governo de Minas Gerais e Fiemg firmam parceria para atrair investimentos na indústria automotiva

Coisas de Agora

 

Grupo empresarial, que investiu R$ 600 milhões em Minas Gerais nos últimos três anos, firmou parceria para atrair empresas fornecedoras italianas com apoio do Estado.

 

O Iveco Group e o Governo de Minas unirão forças para desenvolver uma série de iniciativas estratégicas no Estado. A novidade foi anunciada durante visita do governador Romeu Zema à sede do Iveco Group, nesta segunda-feira (11), em Turim, na Itália. O acordo conta ainda com a participação da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

 

O objetivo da parceria é impulsionar a eficiência, a inovação e a competitividade da indústria mineira de caminhões, ônibus, motores e componentes. Estão incluídas, por exemplo, iniciativas como a criação de um programa de atração de novos fornecedores para o Estado com o Invest Minas, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede); a criação de um centro de treinamento e qualificação em parceria com o Senai-MG e a Fiemg; e investimentos em tecnologia com a instalação de um novo centro técnico de desenvolvimento de motores para a FPT Industrial, marca do grupo italiano.

 

Para a empresa, Minas Gerais está no centro do seu planejamento. A marca IVECO, por exemplo, duplicou seu market share no Brasil nos últimos três anos, operando a partir de Sete Lagoas. Com volumes maiores, o grupo, agora, está focado em melhorar sua competitividade para continuar crescendo. Nesse sentido, localizar fornecedores no Estado de Minas Gerais é um plano estratégico.

 

Participaram do encontro o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe; o secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio; o diretor-presidente da Agência Estadual Invest Minas, João Paulo Braga; o diretor de Atração de Investimentos da Invest Minas, Ronaldo Alexandre Barquette; e o presidente da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais, Valentino Rizzioli.

 

Representantes da missão brasileira na Itália foram recebidos por Luca Sra, presidente da Unidade de Negócios de Caminhões do Iveco Group; Sylvain Blaise, presidente da Unidade de Negócios Powertrain do Iveco Group; Michele Ziosi, vice-presidente sênior de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Iveco Group; Marcio Querichelli, presidente da IVECO Trucks e Bus para a América Latina, e outros executivos do grupo: Marco Baffoni, head de Operações de Peças do Iveco Group; e Eduardo Freitas, head de Relações Institucionais do Iveco Group para a América Latina.

 

Com o apoio do Iveco Group e da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais e a Invest Minas promoveram, nesta terça-feira (12/9), uma reunião de trabalho com o objetivo de apresentar oportunidades de investimentos no Estado. Foram convidadas grandes empresas italianas fornecedoras de componentes automotivos e que, atualmente, geram cerca de 100 milhões de euros por ano em exportações para o país.

 

Também participaram do encontro o governador Romeu Zema, o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, o presidente da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais, Valentino Rizzioli, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, e o presidente da Invest Minas, João Paulo Braga Santos.

 

Iveco Group

 

N.V. (MI: IVG): lugar de pessoas e marcas únicas que impulsionam seus negócios e a missão de promover uma sociedade mais sustentável. As oito marcas são, cada uma, uma força importante nos seus negócios específicos: IVECO, pioneira em veículos comerciais que concebe, fabrica e comercializa camiões pesados, médios e ligeiros; FPT Industrial, líder global em uma ampla gama de tecnologias avançadas de powertrain nos setores agrícola, de construção, marítimo, de geração de energia e de veículos comerciais; IVECO BUS e HEULIEZ, marcas de transporte coletivo e ônibus premium; IDV, para equipamentos altamente especializados de defesa e proteção civil; ASTRA, líder em veículos pesados para pedreiras e construção em grande escala; MAGIRUS, fabricante renomado de equipamentos e veículos de combate a incêndios; e a IVECO CAPITAL, o braço financeiro que apoia todos eles. O Iveco Group emprega mais de 35 mil pessoas em todo o mundo e possui 20 unidades industriais e 29 centros de Pesquisa e Desenvolvimento. Na América Latina, está presente no Brasil (no Estado de Minas Gerais) e na Argentina (em Córdoba), onde conta com aproximadamente 4.500 funcionários. Mais informações em: http://www.ivecogroup.com. (Coisas de Agora)