São Paulo ganha o maior centro de recargas da América do Sul

O Estado de S. Paulo/Mobilidade

 

Um dos maiores desafios (mas não único, claro) para fazer com que a eletromobilidade avance no País é ampliar a infraestrutura de recarga de veículos eletrificados (100% elétricos e híbridos). Afinal, ninguém quer sair às ruas e correr o risco de não conseguir voltar para casa no final do dia por não ter conseguido carregar as baterias do veículo. Assim, no último dia 5 de setembro, foi dado mais um passo para ampliar a infraestrutura para esses veículos com a inauguração de novo hub de recarga, considerado o maior da América Latina, com capacidade para atender, ao mesmo tempo, 80 veículos eletrificados. Ele vem se juntar aos cerca de 3.500 pontos de recarga instalados em todo o País.

 

Localizado no bairro da Vila Olímpia, zona sul da capital paulista, o novo hub foi instalado no São Paulo Corporate Towers, na Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 1909. PARCERIA. O hub, resultado da parceria da Volvo Car Brasil, com fornecimento de produtos e serviços da WEG e da BeGreen, tem potência total de 880 kW, com capacidade individual de até 22 kW, configurados para entregar 11 kW. Os pontos de recarga da linha Wemob modelo Parking, presentes no espaço, contam com estações inteligentes homologadas pela Volvo Car Brasil e podem ser usados em veículos de todas as marcas que usam o modelo CCS 2.

 

Segundo a Volvo, qualquer pessoa que estacionar o veículo no local pode recarregar seu carro (de qualquer fabricante) de forma gratuita. Mas é necessário pagar o uso do estacionamento.

 

Tecnologia

 

“A Volvo investiu R$ 1,5 milhão na infraestrutura, cabeamento e nos carregadores do tipo CCS 2”, diz Marcelo Godoy, diretor de finanças da Volvo Car América Latina e Operações de Infraestrutura de Carregamento Brasil.

 

“Acreditamos que o crescimento da eletromobilidade deve ser realizado pela iniciativa privada. Com isso, queremos também oferecer uma boa infraestrutura aos clientes entusiasmados por essa nova tecnologia”, acrescenta Godoy.

 

Esses 80 novos equipamentos instalados pela Volvo vêm se somar aos cerca de 1.000 carregadores públicos que a empresa já disponibilizou em várias localidades, como shoppings centers, por exemplo. (O Estado de S. Paulo/Mobilidade/Dante Grecco)