Mercedes-Benz do Brasil atinge produção de 250.000 cabines de caminhões na fábrica de Juiz de Fora

Truck & Bus Builder América do Sul

 

A Mercedes-Benz do Brasil alcançou, em agosto, o marco histórico de 250.000 cabines de caminhões produzidas em sua fábrica de Juiz de Fora, em Minas Gerais. A unidade faz parte do sistema de produção de veículos comerciais da empresa, realizando a soldagem e a pintura das cabinas utilizadas em todos os caminhões da marca, tanto para mercado interno e externo, como para reposição.

 

Para celebrar a conquista, a fábrica mineira reuniu colaboradores em torno de uma cabina do extrapesado Actros, top de linha, que representa esse marco histórico. A cor azul zircônio, especialmente escolhida para o evento, resultou de uma votação entre os próprios colaboradores da Empresa. A comemoração ganhou evidência ainda em ações de comunicação interna.

 

“Além do alto padrão mundial de qualidade da marca, os processos adotados em nossa fábrica têm como premissa a sustentabilidade ambiental”, afirma Herick Borges, gerente sênior de Produção de Cabinas da Mercedes-Benz do Brasil em Juiz de Fora. “Isso reafirma o compromisso com os pilares ESG da nossa Companhia”.

 

“Estamos extremamente felizes e orgulhosos de nossa trajetória. São 26 anos de história de muitas conquistas. Este marco representa a superação de um time de estrelas. Parabéns, Juiz de Fora!”, destaca Herick.

 

“Essa conquista é o resultado de um time dedicado e engajado que sempre busca atingir a excelência”, conta Marcus Vinicius Raposo, Gerente de Produção Pintura Cabinas da Mercedes-Benz do Brasil em Juiz de Fora.

 

Sobre a Fábrica de Juiz de Fora

 

Em 2012, a Mercedes-Benz do Brasil teve mais um importante marco para a produção de caminhões no Brasil. Naquele ano, a planta de Juiz de Fora, em Minas Gerais, passou a integrar o sistema global de produção de veículos comerciais da Daimler Truck. Atualmente, a unidade é responsável pela soldagem e pintura de todas as cabinas de caminhões Mercedes-Benz produzidas no Brasil.

 

A unidade mineira se posiciona entre as mais modernas fábricas de caminhões do mundo, sendo uma síntese do que há de mais moderno e inovador em termos de produção. Diversos benchmarkings e kaizens foram realizados para identificar os melhores métodos relacionados à fabricação. Com isso, possui uma configuração de alta produtividade e flexibilidade.

 

Atividades essenciais, como produção e controle da qualidade, ficam a cargo de pessoal da própria Empresa, o que permite assegurar o elevado padrão mundial de qualidade dos caminhões da marca.

 

Os processos escolhidos têm como premissa a sustentabilidade e asseguram o mínimo impacto ao meio ambiente. Tudo na fábrica foi planejado no sentido de minimizar, por exemplo, consumo de energia elétrica e água por unidade montada ao longo do processo produtivo.

 

Conceitos como Kan-ban, Just-in-sequence, One-piece-flow e Lean Manufacturing (Produção Enxuta) foram combinados de forma que não há estoque ou desperdício ao longo do processo fabril.

 

Foi estabelecido na planta de Juiz de Fora um parque industrial de fornecedores, o I-Park, área na qual estão sediadas empresas provedoras de componentes e submontagens. Este conceito possibilita aperfeiçoar a entrega de diferentes conjuntos, em forma de kits, diretamente na linha de montagem, seguindo o conceito just-in-sequence. (Truck & Bus Builder América do Sul)