Thierry Charvet assumirá a função de vice-presidente Executivo Industrial e de Qualidade do Renault Group

Coisas de Agora

 

O Renault Group anuncia que Thierry Charvet, atualmente vice-presidente Sênior de Qualidade, assumirá a função de vice-presidente Executivo Industrial e de Qualidade do Grupo, a partir de 15 de janeiro de 2023. Thierry Charvet passa a ser membro do Board of Management (BOM) do Renault Group e se reportará a Luca de Meo, CEO do Renault Group.

 

Thierry Charvet está substituindo José Vicente de los Mozos que, depois de 43 anos trabalhando no Grupo, tomou a decisão de seguir projetos pessoais na Espanha.

 

Josep Maria Recasens, atual Vice-Presidente Sênior de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios do Renault Group, passa a assumir o comando dos países da Península Ibérica.

 

“Faço questão de agradecer a José Vicente por seu comprometimento durante todos estes anos em que ele trabalhou no Grupo. A trajetória profissional que ele construiu, tanto na Renault como na Nissan, na Espanha e na França, com um envolvimento no dia a dia das equipes em campo é amplamente reconhecida. Sob seu comando, nosso sistema industrial tem se mantido sempre à frente no setor, tendo se tornado uma referência mundial, e nossas plantas da ReFactory e ElectriCity são bons exemplos disso. Recentemente, lançamos o Metaverso Industrial do Grupo, uma iniciativa sem precedentes na indústria automotiva mundial, que já está servindo de inspiração para vários outros players do setor. Hoje, José Vicente tomou a decisão de concluir este excepcional capítulo em sua trajetória profissional. Ele é um exemplo único para os jovens, que começou como menor aprendiz que se tornou vice-presidente industrial. Desejo a ele plena satisfação em seus novos projetos e tenho total confiança no Thierry e no Josep Maria, que estão assumindo suas novas funções respectivas”, Luca de Meo, CEO do Renault Group.

 

“Depois de mais de 43 anos trabalhando no Renault Group, senti que estava na hora de iniciar uma nova etapa em minha vida. Tenho orgulho de minha trajetória profissional que iniciou como menor aprendiz na produção e culminou com minha participação no Board of Management (BOM) do Grupo. Sinto uma profunda gratidão pelo Renault Group e todos seus colaboradores. Tenho certeza que, sob o comando de Luca de Meo e Jean-Dominique Senard, o Grupo vai se posicionar no futuro como um dos líderes mundiais do segmento automotivo e de todos os setores da indústria por sua inovação”. José Vicente de los Mozos, Vice-Presidente Executivo Industrial e Head da Península Ibérica do Renault Group.

 

José Vicente de los Mozos, de 60 anos, é formado em engenharia aeronáutica (Universidade Politécnica de Madri) e mestre em técnicas de produção pelo CESEM de Madri.

 

Tendo entrado para a Renault como menor aprendiz em 1978, o executivo passou a fazer parte da equipe de engenharia da fábrica de carroceria e montagem de Valladolid. Em 1993, foi transferido para a França, onde assumiu diferentes funções de responsabilidade no departamento de engenharia da Renault. Retornou à Espanha como Head do Departamento de Estamparia da fábrica de carroceria e montagem em Valladolid, sendo posteriormente responsável pelo departamento de Carroceria e Estamparia na fábrica de Valencia.

 

Em 2003, foi transferido para a Nissan Motor Ibérica em Barcelona, como Vice-Diretor Industrial e, em 2005, passou a ser Diretor da Nissan Motor Ibérica. Um ano mais tarde, assumiu a função de Vice-Presidente responsável pelas Operações Industriais da Nissan na Espanha. Em outubro de 2009, passou a ser Diretor de Manufatura – Carroceria e Montagem do Grupo, responsabilidade que manteve além da função de Diretor Geral da Renault Espanha, desde janeiro de 2012.

 

Em março de 2013, José Vicente de los Mozos manteve a função de Diretor Geral da Renault Espanha e assumiu o comando da Divisão Industrial e Logística da Região Europa. Em 10 de setembro de 2013, passou a ser diretor de Manufatura e Logística do Renault Group. Em setembro 2016, assumiu também a responsabilidade pela área de Meio Ambiente, Saúde e Segurança (HSE) do Renault Group. Em abril de 2018, José Vicente de los Mozos passou a ser Diretor de Manufatura e Logística Aliança 1 e Diretor de Manufatura e Logística do Renault Group. Em 1º de janeiro de 2021, José Vicente de los Mozos se tornou Vice-Presidente Executivo Industrial do Renault Group e Head da Península Ibérica. O executivo é membro do Board of Management (BOM) do Renault Group. Em maio de 2022, José Vicente de los Mozos foi reconhecido na Espanha com a Grã-Cruz da Real Ordem de Isabel a Católica.

 

Thierry Charvet, formado pela Escola Politécnica da França, entrou para a Renault como engenheiro no Departamento de Pesquisa, em 1993. Em 1996, foi transferido para a fábrica de Flins, onde assumiu diferentes responsabilidades nas áreas de Qualidade, Montagem e Carroceria. Em 2006, passou a ser Diretor de Projeto do Mégane e, em 2008, Diretor da Engenharia de Atributos de Veículos no Centro Tecnológico Mundial (Technocentre, em Guyancourt).

 

De janeiro a agosto de 2011, Thierry Charvet foi Vice-Diretor de Operações na fábrica de Cléon, tendo posteriormente assumido a direção da fábrica de Flins, em setembro de 2011. Entre fevereiro de 2014 e 2017, Thierry Charvet foi Diretor de Performance Industrial da Aliança. Em 2017, passou a ser Diretor de Engenharia e Estratégia Industrial. Em 8 de novembro de 2021, Thierry Charvet passou a ser Vice-Presidente Sênior de Qualidade do Renault Group. Ele é membro do Board of Management (BOM).

 

Josep Maria Recasens entrou para o Renault Group em junho de 2021, como Diretor de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios, reportando-se a Luca de Meo, CEO do Renault Group. Formado em engenharia com especialização em organização industrial pela Universidade de Girona (Espanha), Josep Maria é mestre em engenharia automotiva pela Universidade Politécnica da Catalunha (UPC), além de ter um MBA pela Escola de Comércio ESADE. O executivo iniciou sua carreira em 2002 na montadora de automóveis SEAT S.A., onde desempenhou diferentes funções nas áreas de P&D e Planejamento de Produto e comandou projetos internacionais, chegando a ser Diretor de Estratégia, Head do Escritório do CEO e Diretor de Relações Institucionais.

 

Desde 2021, Josep Maria Recasens é responsável pela Estratégia e Desenvolvimento de Negócios do Renault Group, tendo acompanhado a implementação da estratégia Renaulution, contribuindo principalmente para a implantação da estratégia de parcerias da empresa e construção da fase Révolution do plano estratégico Renaulution. (Coisas de Agora)