Iveco lança programa de venda de 20 caminhões a gás com assistência monitorada

Truck & Bus Builder América do Sul

A IVECO anunciou o programa de venda assistida de 20 unidades do caminhão Hi-Way NG 6×2 600S46¨T, com motor Cursor 13, de 460 cv, movido a gás natural, produzido pela FPT Industrial em operações monitoradas em grandes transportadores do Brasil até 2023.

O programa contará com a participação de entidades que se empenham pela preservação do meio ambiente, como a ABEGÁS (Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado); ZF, com a produção da transmissão que equipa os caminhões, e a Bosch, que reunirá os dados dos veículos e utilizará as informações para, em conjunto com a IVECO, implementar melhorias na versão de produção em série do caminhão.

Bernardo Brandão, diretor de Marketing e de Portfólio de Produto da IVECO para a América Latina, afirmou que a iniciativa é uma ação do programa Brasil Natural Power, que tem o gás natural e o biometano como base, mas destaca que outras opções de propulsão já estão sendo analisadas para o futuro.

Brandão declarou que a IVECO considera uma alternativa viável no curto prazo para a redução de poluentes e com baixo TCO (Custo Total de Operação) para o transporte de cargas e pessoas e que a empresa tem essa tecnologia consolidada e que servirá como ponte para os próximos passos do programa. Salientou, também, ser importante destacar que o futuro da propulsão alternativa é composto por uma matriz com diversas tecnologias e que as soluções devem ser combinadas pensando nas missões e objetivos dos clientes e que a empresa está preparada para essa missão.

Outra informação declarada por Brandão é que os caminhões que participam do programa, com duração de 70 mil horas de desenvolvimento, têm a melhor relação potência/economia do segmento, além de autonomia de até 500 quilômetros validadas em missões reais diversificadas, a experiência do transportador e do motorista com a performance dos veículos.

A IVECO considera que com o novo programa está criando uma ação estruturada, com parceiros estratégicos em vários setores para viabilizar a propulsão alternativa para os transportadores brasileiros, acrescenta Brandão.

Na opinião de Brandão, a mudança está a caminho e que a IVECO utiliza a experiência global da marca no desenvolvimento de produtos com tração alternativa e apresenta o Brasil Natural Power, programa que tem a missão de desenvolver um ecossistema estruturado e produzir veículos comerciais – cargas e passageiros – movidos a combustíveis alternativos. Com aporte de R$ 60 milhões, a iniciativa visa atender as peculiaridades operacionais do transporte no Brasil e tem início pela utilização do gás natural e do biometano.

IVECO Hi-Way NP 600S46T 6×2

• Motor a gás mais potente do mercado com o melhor consumo de combustível;
• Driveline mais avançado a ser utilizado em um caminhão a gás no Brasil;
• Redução de até 95% na emissão de CO2 e material particulado, além de operação mais silenciosa (redução da poluição sonora);
• Maior capacidade volumétrica dos cilindros de gás do mercado, com a maior autonomia;
• Configurações pensadas para a realidade e aplicações das missões brasileiras.

Dados técnicos

Motor FPT Industrial Cursor 13 (Euro 6)
Potência 460 hp @ 1.900 rpm
Torque 2.000 Nm (1,100 a 1.600 rpm)
Cilindrada 12.900 cm3
Configuração 6 cilindros em linha
Combustível Gás Natural/Biometano
Entre-eixos: 3.200/3.500mm
PBTC 53.000 kg
CMT 60.000 kg
Tara (GNC) 9.450/9.500 kg
Capacidade 960 L (EE3500)/800L(EE3200)
Configuração Sistema (CNG) (4 x 120L + 4 x 120L) ou 800L (4 x 100L + 4 x 100L)
Autonomia* Até 550km/400km
Configuração de eixos 6×2
Caixa de câmbio ZF Traxon 12 TX 2621TD de 12 marchas
(Truck & Bus Builder Améica do Sul)