Frota & Cia
Depois de anunciar a inauguração de fábrica para ônibus elétrico no Ceará, a chinesa Higer Bus sinalizou que planeja expandir a produção de caminhões a hidrogênio no País. Aliás, a escolha do Ceará como local da operação foi influenciada também por isso.
“Escolhemos o Ceará porque identificamos que, hoje, é o maior polo de desenvolvimento de hidrogênio do País.” Diz Marcelo Barella, diretor geral da Higer Bus para América do Sul.
O executivo ainda explica que a empresa escolheu trabalhar no Brasil com a linha pesada – por isso, os modelos a bateria não fazem sentido, pois quanto maior o caminhão, maior a bateria e, consequentemente, menor a capacidade de carga.
Pensando em pesados, a infraestrutura para carregamento destes veículos 100% elétricos é o principal entrave. “Veículos elétricos de todos os portes ainda têm um desafio grande no mercado brasileiro, não temos postos de carregamento suficientes. No caso do ônibus, é preciso levar em consideração que estes veículos vão ficar uma parcela significativa do dia parados, carregando”, diz Milad Kalume Neto, diretor de desenvolvimento de negócios da consultoria automotiva Jato Dynamics.
É clara e natural a corrida das fabricantes e montadoras por veículos elétricos, pensando nas políticas de emissão zero. Entretanto, pontos como a infraestrutura e o peso das baterias aparecerem como alguns dos empecilhos.
Soluções como os veículos a hidrogênio, da Higer Bus, soam como uma boa alternativa para o futuro. (Frota & Cia/Victor Fagarassi)