“Super bateria” com 1.000 km de alcance já tem duas montadoras confirmadas

InsideEvs/CATL

 

Revelada há poucas semanas, a ‘super bateria’ da CATL que promete autonomia de até 1.000 km e recarga ultrarrápida já tem vários clientes interessados, incluindo duas montadoras chinesas.

 

A terceira geração do sistema de baterias (CTP) da CATL será usada pela primeira vez pela marca Zeekr, especificamente no próximo modelo Zeekr 009 no primeiro trimestre de 2023 e no modelo Zeekr 001 no 2º trimestre de 2023 – essa marca é uma divisão de carros elétricos da Geely.

 

No entanto, no mesmo dia, a CATL também anunciou um acordo de cooperação estratégica de longo prazo de cinco anos com a Seres, uma fabricante chinesa de carros elétricos, que pretende usar o sistema de baterias Qilin em sua nova submarca de carros elétricos premium Aito, apoiada pela Huawei. Vale lembrar que a Seres está lançando seus primeiros carros elétricos no Brasil:

 

De acordo com o comunicado de imprensa, novos modelos Aito serão equipados com baterias CATL Qilin. Não sabemos quando e quais modelos serão os primeiros modelos a serem equipados com os acumuladores.

 

“A conclusão do acordo de cooperação estratégica é a atualização global da parceria que as duas partes forjaram em 2021. Como a tecnologia CTP de terceira geração da CATL, as baterias Qilin a serem usadas nos novos modelos AITO marcam o maior nível de integração mundial para sistemas de baterias.”

 

Atualmente ela oferece três modelos, também alimentados pela CATL (via CnEVPost):

 

Aito M5: anunciado em dezembro de 2021 e à venda desde março

Aito M7: anunciado em julho e à venda desde agosto

Aito M5 EV: anunciado em julho, disponível para pré-reserva e com lançamento previsto para setembro

 

A CATL destaca que os primeiros clientes das baterias Qilin foram anunciados apenas 65 dias após o anúncio do novo sistema de baterias. A produção em série das novas baterias começará no início de 2023.

 

A CATL está fornecendo baterias provavelmente para quase todos os fabricantes chineses de veículos elétricos. Acreditamos que eles vão gradualmente migrar para uma tecnologia mais nova e melhor, no entanto, as duas primeiras marcas estão entre as mais jovens (ambas iniciadas em 2021) e do segmento premium, o que sugere que talvez, pelo menos inicialmente, o sistema de baterias Qilin será vendido para modelos de topo.

 

Entre as especificações de destaque, o Qilin oferece eficiência de utilização de volume de 72%, densidade energética de até 255 Wh/kg (NCM) ou mais de 160 Wh/kg (LFP) e carregamento ultrarrápido em 4C (SOC de 10-80% em 10 minutos). (InsideEvs/CATL/Julio Cesar e Mark Kane, com traduzido de Julio Cesar)