Frotas eletrificadas chegam à mineração

Blog do Ricardo Ribas

 

Com o compromisso da meta de neutralidade de Carbono estabelecido para 2044, a CSN Mineração já é a mineradora com menor emissão de gases de efeito estufa entre seus pares, com 100% de sua energia elétrica gerada por meio de fontes renováveis.

 

Agora, a companhia dá mais um passo na construção de um novo capítulo de inovação e sustentabilidade na história da mineração ao assinar com a multinacional chinesa Sany um acordo para testar, na mina Casa de Pedra, uma das mais importantes do País, caminhões elétricos em suas operações, substituindo o óleo diesel pelas baterias recarregáveis.

 

Nos testes, que devem durar seis meses, serão utilizadas duas unidades do modelo Sany SKT90E, que se destaca pelo sistema de freio com regeneração de energia e menor custo de operação (OPEX), além de proporcionar a interface para a sua condução autônoma: “É um modelo de ponta, já adaptado para a operação não-tripulada, mas para os nossos testes inicialmente ficaremos restritos à função clássica, com tripulação”, explica o diretor de operações da CSN Mineração, Ricardo Grossi Neves. “Certamente essa parceria representa um avanço para um futuro não muito distante de maior eficiência operacional em que contaremos com minas autônomas”, destaca.

 

Os caminhões deverão ser utilizados para o manejo de rejeitos, com todo o acompanhamento por parte da Sany durante o período de testes de performance, de acordo com recomendações de fábrica. O monitoramento levará em conta diversos indicadores de desempenho, avaliando KPI’s como autonomia de bateria, redução da emissão de poluentes, redução no consumo de fluidos derivados do petróleo, maior disponibilidade física do equipamento e menores custos de operação e manutenção.

 

Os testes devem ser iniciados na mina Casa de Pedra no segundo semestre deste ano, em mais um movimento de vanguarda da CSN Mineração. Segundo a diretora de sustentabilidade, meio ambiente, saúde e segurança do trabalho, Helena Brennand Guerra, a empresa pretende ser a primeira mineradora a testar caminhões elétricos.

 

“Estamos muito felizes com essa parceria, que demonstra mais uma ação importante alinhada à inovação e sustentabilidade. A CSN Mineração já se destaca por todo o seu movimento pioneiro, tendo sido a primeira no País a implementar a tecnologia de filtragem e empilhamento de rejeitos, operando de forma independente do uso de barragens, que estão em atual processo de descaracterização. Nós não medimos esforços para contar com cada vez mais tecnologia de última geração em nossa atuação, incluindo iniciativas já dominadas no exterior por empresas e suas parceiras para contribuir com o processo de descarbonização e com a transformação digital em nossas operações”, celebra Helena. (Blog do Ricardo Ribas)