Raízen leva estação de recarga rápida do programa Shell Recharge para o Salão do Veículo Elétrico

Blog do Ricardo Ribas

 

A Raízen é patrocinadora platina do evento Veículo Elétrico Latino-Americano 2022, que acontecerá de 1º a 3 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Como uma one-stop-shop de energia e comprometida em promover uma matriz cada vez mais limpa para a economia de baixo carbono, a Raízen irá apresentar em um estande de 100 m2 todo o seu portfólio de soluções em eletromobilidade e energia renovável para atender as mais variadas demandas de mercado. Um dos destaques será a estação de recarga rápida para veículos elétricos Shell Recharge. Também irá emitir um Certificado Internacional de Energia Renovável — chamado I-REC –, que garante que toda a energia consumida durante o evento tem origem limpa e renovável.

 

“Estamos muito satisfeitos em poder participar desta edição do Salão do Veículo Elétrico e em apresentar nosso portfólio de soluções renováveis para o mercado, tendo em vista o desafio de descarbonização global. Com certeza essa participação, aliada às outras iniciativas que estamos desenvolvendo, contribuirão muito para o nosso objetivo de liderar a expansão da eletromobilidade no Brasil e de redefinir o futuro da energia”, comenta Rafael Rebello, diretor de Soluções de Energia e Renováveis da Raízen.

 

Conheça as soluções em eletromobilidade e energia renovável que serão apresentadas pela Raízen no evento:

 

A Raízen disponibiliza soluções diversificadas para apoiar toda a jornada do cliente, seja em casa, no deslocamento, no destino e para frotas elétricas de empresas. Com carregadores de 50 kW e 150 kW, as estações Shell Recharge podem abastecer veículos elétricos em até 35 minutos, com energia de fonte renovável certificada. O primeiro eletroposto com solução Shell Recharge no Brasil foi inaugurado pela Raízen em São Paulo, na zona norte da cidade, em junho deste ano. O lançamento faz parte do plano da companhia para a implantação de uma ampla rede de, pelo menos, 35 estações de recarga rápida em postos Shell da região Sudeste do país até o fim do ano-safra (março de 2023).

 

Buscando valorizar o impacto do uso de energia limpa para descarbonização do setor automotivo, a Raízen estabeleceu, em janeiro de 2022, parceria com a Tupinambá Energia, liderando uma rodada de investimento de R$ 10 milhões na startup para acelerar o desenvolvimento de soluções de recarga elétrica veicular no País. A Tupinambá, que estará junto com a Raízen no evento, irá lançar uma nova versão do aplicativo para melhorar ainda mais a experiência de recarga dos usuários. São melhorias na navegação e novas funcionalidades de filtro e busca entre os mais de 1.400 pontos de recarga em todo o Brasil. O aplicativo da startup também é utilizado para os pagamentos das recargas realizadas nas estações Shell Recharge.

 

A contratação de energia no modelo de Geração Distribuída (GD) da Raízen prevê o fornecimento de eletricidade proveniente de fontes renováveis, como o sol, subprodutos da cana-de-açúcar e outras fontes limpas, para empresas conectadas em baixa tensão. Dentre os benefícios do projeto, estão: investimento zero, redução das emissões de gases de efeito estufa e até 20% de economia nas faturas de energia, sem riscos de oscilação da bandeira tarifária.

 

Nos últimos anos, a Raízen vem focando em potenciais clientes que desejam migrar para o mercado livre de energia, realizando a comercialização de energia por meio de fontes renováveis e gerenciando operações de grande complexidade. Este modelo de compra permite a livre negociação de condições contratuais, como período de contrato e prazo de pagamento, proporciona a previsibilidade dos custos de produção e despesas operacionais e pode gerar uma economia de 15% até 30% nas despesas do cliente com eletricidade.

 

Comprometida em liderar a transição energética no Brasil e em ganhar destaque no mercado de energia limpa, a Raízen também vem apostando na comercialização de Certificados Internacionais de Energia Renovável — chamados de I-REC’s. O sistema global de rastreamento de atributos ambientais de energia atende aos mais altos padrões de sustentabilidade energética e garante a comprovação da origem limpa da energia consumida para as empresas, diminuindo sua emissão de carbono na atmosfera. Cada I-REC equivale a 1 MWh de energia renovável injetada no sistema elétrico por um determinado período.

 

Os certificados negociados pela Raízen são procedentes de usinas solares, de biomassa e de biogás da companhia. Os comprovantes são comercializados tanto para consumidores, que usam os I-REC para comprovar o atendimento de metas ambientais próprias, quanto para outras comercializadoras. (Blog do Ricardo Ribas)